Arthur Virgílio pede informações sobre suposto plano inglês de internacionalização da Amazônia
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (4), requerimento de informações ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre um suposto projeto do governo britânico de transformar a Amazônia em área privatizada internacional sob a administração de um grande consórcio econômico. A notícia da existência do plano inglês foi noticiada pelo jornal Folha de S. Paulo no início desta semana.
Na justificativa do requerimento, Arthur Virgílio afirma que "é urgente um pronunciamento do Itamaraty a respeito do assunto, que sem dúvida, a se confirmar o noticiário, representaria clara agressão à soberania brasileira."
Ao manifestar seu apoio ao pedido de informações de Arthur Virgílio, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) disse que não se deve "sequer admitir que [estrangeiros] estejam debatendo acerca de parte significativa do território nacional, que prezamos e entendemos que é patrimônio brasileiro e responsabilidade nossa".
Acidente aéreo
O senador encaminhou ainda à Mesa voto de pesar pela morte de 155 pessoasno acidente com o vôo 1907 da empresa aérea Gol. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se associou a Arthur Virgílio no requerimento.
04/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes pede informações sobre suposto manual de espionagem do Exército
Arthur Virgílio pede mais recursos para instituições de pesquisa da Amazônia
Arthur Virgílio protesta contra suposto veto do Planalto a Mão Santa
Arthur Virgílio requer informações sobre indicado para o Dnit
Arthur Virgílio quer informações sobre compra de aviões para a FAB
Arthur Virgílio: 'Soberania sobre a Amazônia é do Brasil'