Arthur Virgílio pede mais recursos para instituições de pesquisa da Amazônia



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu nesta terça-feira (22) que sejam dadas "efetivas condições materiais e financeiras" para que instituições amazonenses de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Museu Goeldi possam desenvolver "incursões permanentes na investigação científica".

O senador citou artigo recentemente publicado no periódico Le Monde Diplomatique, assinado por Alain Ruellan e com o título "Ciência e Democracia na Amazônia". Nele, o autor pergunta quem se beneficia com a pesquisa na Amazônia, além de indagar como são feitas as escolhas de temas, onde acontecem os debates e a quem cabe a decisão final. Questiona ainda qual o valor e de que forma se processam tratados de cooperação científica, que para ele são feitos sem qualquer discussão com a sociedade científica nacional.

O líder do PSDB destaca a afirmação do autor segundo a qual "há pouco, Brasil e França assinaram, às escondidas, importante acordo de cooperação científica com o objetivo de levantar o conhecimento e o que se faz quanto à exploração dos recursos biológicos da Amazônia". O autor questiona qual a participação dos pesquisadores e das populações locais no processo.

Por outro lado, Arthur Virgílio parabenizou a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) pela instalação, em Manaus, de moderno Núcleo de Tecnologia de Gás, destinado à capacitação de mão de obra para esse setor, num investimento em torno de R$1,7 milhão.

Também parabenizou o professor Wilson Uieda, do Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo trabalho de pesquisa revelou que 60% do trabalho de recuperação de uma área florestal degradada são feitos por morcegos. Outro professor que mereceu aplausos do senador foi Antonio Corrêa de Lacerda, do Instituto de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, que relacionou "10 lições para o Brasil tirar proveito no pós-crise", lidas em Plenário pelo parlamentar.

Arthur Virgílio ainda elogiou a atuação da Companhia Vale do Rio Doce na preservação do meio ambiente, citando, entre outras ações, o reaproveitamento de 76% de toda a água que utiliza e a recuperação de mais de três mil hectares; e pediu a aprovação de voto de aplauso ao povo de Itacoatiara, pela reinauguração do tradicional Cine Theatro Dib Barbosa, depois de 20 anos sem cinema na cidade.

Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar desejou feliz Natal e próspero ano novo a todos os seus colegas e a todos os profissionais do Senado Federal, "que vão da limpeza, os terceirizados, até os mais graduados consultores".



22/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede mais recursos para a Refinaria de Manaus

Instituições de pesquisa localizadas em estados mais pobres poderão receber mais recursos

Arthur Virgílio pede informações sobre suposto plano inglês de internacionalização da Amazônia

Arthur Virgílio denuncia mau uso de recursos públicos no Amazonas e pede providências

Arthur Virgílio lamenta mortes em acidente aéreo no Amazonas e pede mais segurança para aviação regional

Arthur Virgílio pede mais cientistas na região amazônica