Arthur Virgílio quer assegurar meios para grandes empreendimentos na Amazônia
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu projeto de sua autoria (PLS 43/2007) que assegura meios para a implantação na Amazônia de empreendimentos de grande envergadura em infra-estrutura, nas áreas de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Entre os empreendimentos estão usinas e redes de energia, rodovias, hidrovias e redes de telecomunicação.
- O projeto é abrangente e beneficia também a Região Nordeste, via Sudene. A atual fase da vida brasileira é propícia para se repensar a retomada do desenvolvimento. A Região Norte, no caso, já apresenta no estado do Amazonas sinais de enfraquecimento na evolução da indústria - alertou o senador. Ele ressalvou que, em contrapartida, o Pará apresentou em 2006 crescimento industrial de 14,2%, o maior índice aferido no país, o que configura um fator de equilíbrio na economia regional, conforme observou.
Arthur Virgílio, que é líder do PSDB, explicou que o projeto altera parte da Medida Provisória 2.199/2001 para prorrogar incentivos fiscais de redução e restabelecer os de isenção relativos ao imposto sobre a renda de pessoas jurídicas que tenham propostas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.
De acordo com a proposição, são considerados prioritários para o desenvolvimento regional projetos técnico-econômicos aprovados pelo conselho administrativo da Superintendência de Administração da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Em outra parte do seu discurso, o senador pelo Amazonas reverenciou a memória do senador Darcy Ribeiro, que será homenageado no Plenário do Senado pelo transcurso dos dez anos de sua morte.
22/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer comissão para acompanhar cheias na Amazônia
Arthur Virgílio quer legislação que proteja a biodiversidade da Amazônia
Arthur Virgílio quer tornar crimes ambientais na Amazônia imprescritíveis e inafiançáveis
Arthur Virgílio quer que comandante militar da Amazônia explique à CRE suas críticas à política indigenista do governo
Arthur Virgílio propõe debate sobre deslocamento de voos para aeroportos distantes de grandes centros urbanos
Arthur Virgílio: "Jefferson Péres está ao lado dos grandes brasileiros"