Arthur Virgílio quer legislação que proteja a biodiversidade da Amazônia



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou que já determinou a sua assessoria a elaboração de uma proposta de legislação que realmente proteja a biodiversidade da Amazônia. A medida provisória que regula atualmente o acesso aos recursos genéticos do país, de nº 2.186, que foi editada 16 vezes, não está, a seu ver, atendendo as necessidades da região quanto à defesa do seu patrimônio genético.

O senador disse que aceitou a sugestão levantada em uma série de reportagens editadas no jornal amazonense A Crítica, elaboradas pelas repórteres Dione Santana e Mariléa Amaral, de se modernizar a atual legislação de proteção à biodiversidade brasileira. As reportagens, consideradas brilhantes pelo senador, apresentam -um raio-X perfeito- da região e sustentam a necessidade de uma lei de peso para defender os recursos genéticos da Amazônia.

Virgílio citou dados apresentados nas reportagens sobre a região, -detentora da maior biodiversidade do planeta-, como a presença de 200 espécies diferentes de árvores por hectare; 1,4 mil tipos de peixes e 1,3 mil de pássaros; e mais de 10 milhões de insetos. Além disso, lembrou o senador, um quinto da água potável da Terra encontra-se na Amazônia, que conta, também, com imensa riqueza mineral, inclusive a maior concentração de nióbio do mundo, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Arthur Virgílio solicitou que as reportagens passem a constar dos Anais do Senado. Também aproveitou, no seu pronunciamento, para elogiar a descentralização dos debates em torno do Plano Plurianual de Investimento (PPA) do governo federal para o período 2004 a 2007, com o início das discussões por Manaus em encontro realizado no último dia 6 de junho com a participação de 72 entidades representativas do Amazonas.



13/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi quer legislação que proteja produtores de fumo

Arthur Virgílio quer comissão para acompanhar cheias na Amazônia

Arthur Virgílio quer tornar crimes ambientais na Amazônia imprescritíveis e inafiançáveis

Arthur Virgílio quer assegurar meios para grandes empreendimentos na Amazônia

Arthur Virgílio quer que comandante militar da Amazônia explique à CRE suas críticas à política indigenista do governo

Ana Júlia quer alterar legislação para proteger a biodiversidade brasileira