Arthur Virgílio quer esclarecimentos de Dilma no Plenário, na CCJ e na CMA



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou, nesta terça-feira (1º), requerimento convocando a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, a prestar esclarecimentos em Plenário sobre a formulação de dossiê com os gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa, Ruth Cardoso, por meio de cartões corporativos do governo federal. Segundo denúncias da imprensa, o dossiê foi elaborado por subordinados da ministra Dilma Rousseff. Já o parlamentar acredita que o documento foi feito para "intimidar os parlamentares de oposição do Congresso Nacional".

O requerimento de Arthur Virgílio considera que há indícios de crime de responsabilidade no ato, de acordo com o artigo 9, inciso III, da Lei nº 1.079/50: "não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição". Na semana passada, em reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos , os senadores rejeitaram requerimento convocando Dilma Rousseff a depor na CPI.

- A partir de hoje, todas as negativas de quebra de sigilo, todas as tratoragens da CPI, terão como resposta trazer a matéria para o Plenário. Todos terão que mostrar sua face e vão ter que dizer majoritariamente que não querem a quebra de sigilo e a investigação de delitos que atingem a vida pública - disse.

O senador afirmou que apresentará requerimento de urgência já na quarta-feira (2) para acelerar a votação em Plenário, mas lembrou o fato de a oposição não ter votos suficientes para aprovar esse pedido.

- Quero ver dizer logo amanhã que eles são contra a vinda da ministra ao Senado, a ministra que disse que não deve vir aqui porque tem mais o que fazer, o que é outro argumento ditatorial - avaliou

Outros dois requerimentos apresentados convocam Dilma Rousseff a falar a respeito do dossiê nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

- Temos duas opções claras: apurar tudo e apurar tudo - sentenciou.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer esclarecimentos de Dilma sobre dossiê à CCJ e à CMA

Arthur Virgílio quer ouvir Dilma novamente, na CCJ

Arthur Virgílio quer ouvir Lobão e Dilma sobre 'apagão'

Arthur Virgílio quer levar ao Plenário requerimentos rejeitados na CPI dos Cartões Corporativos

Arthur Virgílio quer Ficha Limpa como primeiro item do Plenário nesta quarta, mas Jucá diz não ser possível

Arthur Virgílio pede em requerimento esclarecimentos de José Dirceu sobre "grampos"