Arthur Virgílio quer Ficha Limpa como primeiro item do Plenário nesta quarta, mas Jucá diz não ser possível



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse nesta terça-feira (18) à Agência Senado que vai propor hoje aos líderes que o projeto Ficha Limpa seja aprovado nesta quarta-feira (19) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e siga para o Plenário em regime de urgência urgentíssima. Dessa forma, a matéria terá prioridade inclusive sobre as medidas provisórias que obstruem a pauta de votações.

Para o parlamentar, o entendimento entre os líderes pode garantir que o projeto seja votado antes de todas as outras matérias.

- Havendo acordo de lideranças, é possível inverter a pauta, porque o tema é de interesse da sociedade. Nesta Casa, já aconteceu até de repetirmos votação vencida - disse o líder, justificando sua aposta na força de um acordo entre os líderes.

Arthur Virgílio informou que a reunião de lideraças vai acontecer informalmente, no Plenário, e que o líder do Democratas, José Agripino (RN), deverá acompanhá-lo na proposta.

No entanto, o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), descarta completamente a possibilidade:

- Não há a menor possibilidade de que isso aconteça. É antirregimental, pois as medidas provisórias têm prioridade. Não somos contra o Ficha Limpa, mas entendemos que o projeto tem de ser discutido em seu mérito e, se for o caso, até mesmo passar por outras comissões temáticas - disse Jucá.

Ele informou ainda que vai apresentar emendas ao texto.

- O projeto não está perfeito, precisa ser examinado. E vamos votar antes as medidas provisórias, como a do aumento dos aposentados - disse.

Apoio ao Ficha Limpa

O presidente do Senado, José Sarney, reafirmou seu apoio ao projeto Ficha Limpa e disse que deseja ver o texto transformado em lei a tempo de valer para as eleições deste ano. Antes de viajar a Nova York na noite de segunda-feira (17), onde participa de homenagem ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, escolhido como Homem do Ano pela Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos, Sarney ligou para diversos senadores pedindo prioridade no exame da matéria.



18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Apenas o primeiro item da pauta do Plenário será votado nesta quarta-feira

Arthur Virgílio diz que Congresso tem que dar uma resposta à sociedade sobre o projeto 'ficha limpa'

Para Arthur Virgílio, houve ofensa em nota que atribui aprovação de projeto da "ficha limpa" a "desatenção"

Demóstenes acredita que Ficha Limpa pode ir a Plenário já na quarta

Estatuto da Juventude é o primeiro item da pauta da CCJ nesta quarta-feira

Ficha Limpa será votado na CCJ nesta quarta