Para Arthur Virgílio, houve ofensa em nota que atribui aprovação de projeto da "ficha limpa" a "desatenção"
Em Plenário, nesta sexta-feira (5), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) criticou teor de nota publicada pela jornalista Sonia Racy, do Estado de São Paulo, a respeito da recente aprovação de projeto que se destina a exigir de candidatos a cargos eletivos a comprovação de idoneidade moral e conduta ilibada, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Conforme o senador, na nota, a jornalista afirma que a proposta só passou por "desatenção" dos senadores. Para Arthur Virgílio, o comentário foi ofensivo aos senadores daquela comissão.
- O projeto não foi votado por combustão espontânea. Ele foi discutido, debatido e foi votado conscientemente por todos que ali estavam - afirmou, depois de registrar que a matéria contou com todo seu apoio.
Para Arthur Virgílio, a jornalista está devendo satisfação ao senador Pedro Simon (PMDB-RS), autor do texto. Acompanhando o discurso, o senador gaúcho, em aparte, disse que seu texto está em total harmonia com a Constituição, que exige dos agentes públicos moral ilibada, com "ficha de bons antecedentes".
A proposta do parlamentar gaúcho seguirá agora para exame na Câmara dos Deputados, se não houver recurso para que também passe por exame em Plenário.
Ainda abordando a cobertura dos jornais, Arthur Virgílio criticou o que considera uma falha habitual da imprensa, ao tratar como crime práticas da vida parlamentar que, embora exigindo mudanças, são condutas da esfera dos costumes - nesse caso, citou os episódios em torno do uso das cotas de passagens aéreas. Dessa maneira, observou, os veículos acabam deixando em segundo plano questões que de fato seriam crimes - nessa categoria, enquadrou as denúncias envolvendo o ex-diretor geral do Senado, Agaciel Maia, que deixou o cargo depois da divulgação de que teria uma mansão registrada em nome de terceiros e teve seu nome citado como suposto sócio de empresas que mantém contratos com o Senado.
05/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio diz que Congresso tem que dar uma resposta à sociedade sobre o projeto 'ficha limpa'
Arthur Virgílio quer Ficha Limpa como primeiro item do Plenário nesta quarta, mas Jucá diz não ser possível
Cidadãos usaram a internet para pressionar pela aprovação do projeto Ficha Limpa
Simon advoga a aprovação do projeto 'ficha limpa'
Papaléo Paes pede aprovação do projeto Ficha Limpa e do reajuste de aposentadorias
Em missa pelo fim dos trabalhos do Legislativo, arcebispo pede aprovação do projeto ficha limpa