Arthur Virgílio questiona Paulo Duque sobre contratação de assessor no Conselho de Ética



Logo após a abertura da reunião do Conselho de Ética do Senado, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) questionou o presidente do órgão, senador Paulo Duque (PMDB-RJ) sobre a contratação de um assessor que teria lotação no conselho, porém não cumpriria expediente no Senado Federal. Arthur Virgílio citou notícias de jornais informando que o funcionário, Luiz Eustáquio Diniz Martins, mora no Rio de Janeiro e teria sido nomeado, em janeiro de 2007, para o gabinete do senador Regis Fichtner. O servidor teria sido mantido por Paulo Duque, ao assumir sua cadeira no Senado, e transferido em novembro de 2008 de seu gabinete para o Conselho de Ética.

Regis Fichtner assumiu a representação do Rio de Janeiro no Senado por ser o primeiro suplente do então senador Sérgio Cabral, eleito governador do estado do Rio de Janeiro. Quando Cabral convidou Fichtner para assumir o Gabinete Civil de seu governo, Paulo Duque, o segundo suplente, assumiu o mandato.

Arthur Virgílio afirmou que Luiz Eustáquio Diniz Martins seria muito próximo ao senador Paulo Duque. Citou uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em que o funcionário teria afirmado que trabalha com Paulo Duque há muitos anos e lhe presta assessoria desde 2007. O líder do PSDB disse ser comum os senadores terem funcionários do Senado em seus escritórios estaduais, mas isso não se aplicaria a servidor lotado no Conselho de Ética.

- Se ele trabalha há tanto tempo e está lotado no Conselho de Ética desde novembro do ano passado, que tipo de assessoria vinculada ao órgão ele poderia prestar a V. Exª, sendo que o conselho passou todo o primeiro semestre parado e V. Exª somente passou a fazer parte deste órgão no começo deste mês? - indagou Arthur Virgílio.

O senador Paulo Duque pediu a Arthur Virgílio que encaminhasse suas indagações à presidência do Conselho de Ética, para serem oportunamente examinadas por ele.



05/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgílio questiona Paulo Duque a respeito de servidor lotado no Conselho de Ética

Paulo Duque se manifesta nesta quarta sobre representação contra Arthur Virgílio

Arthur Virgílio questiona contratação de mulher de ex-guerrilheiro das Farc pelo governo federal

Paulo Duque é eleito presidente do Conselho de Ética

Paulo Duque arquiva representação contra Arthur Virgílio

Paulo Duque arquiva representação contra Arthur Virgílio