Arthur Virgílio sugere publicação de salários de todos que se relacionam com o Poder Público



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) voltou a cobrar do presidente do Senado, José Sarney, medidas duras para responder às denúncias relacionadas a atos secretos no âmbito administrativo da instituição. O parlamentar tucano voltou a defender a participação do Ministério Público nas investigações relacionadas ao caso. Arthur Virgílio considera insuficientes os resultados das investigações sobre o escândalo dos empréstimos consignados, que envolveram o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado. "O Senado tem apenas um caminho: a transparência".

Arthur Virgílio também sugeriu a criação de norma legal impondo a publicação dos salários pagos a todas as pessoas que se relacionam com o poder público de alguma forma - como integrantes e servidores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, jornalistas que cobrem o dia-a-dia desses Poderes e dirigentes de empresas beneficiadas com incentivos fiscais. Dirigentes de empresas com ações negociadas na bolsa de valores também teriam seus ganhos publicados.

Ele lembrou que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) já apresentou projeto de teor semelhante, mas com menor abrangência, determinando a publicação dos salários dos servidores do Senado. O presidente do Senado, José Sarney, manifestou concordância com a idéia.

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) manifestou apoio à divulgação dos gastos dos senadores, mas considerou inconstitucional a divulgação dos salários dos servidores, que a seu ver seriam expostos ao ridículo e teriam sua segurança até mesmo ameaçada. "Eles são funcionários de carreira e têm que ser respeitados", disse. "Quanto aos senadores, seus gastos deviam ser expostos, sou favorável".

Mais informações a seguir



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer divulgação dos salários de todos servidores públicos e das estatais

Arthur Virgílio diz que Tancredo pertence a todos

Para Arthur Virgílio, elaboração de dossiê é crime de abuso de poder

Comissão sugere uso da mediação em conflitos entre poder público e particulares

Arthur Virgílio sugere audiência com servidores da Receita

Arthur Virgílio sugere esforço concentrado com pauta cheia