Artistas e esportistas celebram acordo na comissão



A paz entre os artistas e os representantes do meio esportivo, que esteve ameaçada por uma disputa por incentivos fiscais, foi celebrada nesta terça-feira (12) em uma reunião da Comissão de Educação (CE). A atriz Fernanda Montenegro e a ex-jogadora de basquete Hortência sentaram-se ao lado do presidente da CE, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), para confirmar um entendimento costurado desde o início da manhã por senadores da comissão.

O texto proveniente desse acordo deverá ser votado pela comissão em reunião extraordinária prevista para o início da tarde desta quarta-feira (13). Antes disso, porém, será submetido ainda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá se encontrar e discutir o assunto com os ministros Gilberto Gil, da Cultura, e Orlando Silva, do Esporte.

- Este foi um dia proveitoso e esperamos que ambas as partes saiam daqui satisfeitas - disse Fernanda Montenegro, ressalvando que os termos finais do entendimento só seriam definitivamente conhecidos "quando saírem no Diário Oficial".

Por sua vez, Hortência classificou esta terça-feira como um "dia feliz e histórico para o esporte", pelo acordo que permitirá a aprovação de uma lei de incentivos fiscais aos esportes. Ela disse ser pessoalmente um bom exemplo de inclusão social por meio do esporte, pois nasceu em uma família pobre, não tinha recursos para pagar um clube particular e acabou revelando seu talento no basquete por meio de um programa social municipal.

Logo na abertura dos trabalhos, Wellington Salgado disse estar satisfeito de conduzir uma reunião destinada a selar acordo tão importante para o esporte e a cultura. O senador Romeu Tuma (PFL-SP), por sua vez, lembrou que os representantes dos dois setores mantiveram o respeito mútuo durante as negociações. O senador Flávio Arns (PT-PR) também demonstrou satisfação pelo entendimento, mas solicitou informações do governo sobre o montante de renúncia fiscal esperado e sobre como vem sendo feita a divisão dos recursos de incentivos fiscais pelas diversas regiões do país.

A construção de uma solução negociada, lembrou o líder do PFL, senador Agripino (RN), evitou que os integrantes da comissão tivessem de fazer uma "escolha de Sofia" entre o esporte e a cultura. Poucos minutos antes, ele havia sido convidado a comparecer à reunião pela líder do PT, Ideli Salvatti (SC), uma das principais articuladoras do entendimento. "A ninguém interessa contrapor cultura e esporte", disse Ideli.

Outro dos formuladores do entendimento foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que elogiou o papel de "magistrado" exercido pelo presidente da comissão. O acordo foi ainda elogiado pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-NG), Eduardo Suplicy (PT-SP), Ney Suassuna (PMDB-PB), Almeida Lima (PMDB-SE) e Leonel Pavan (PSDB-SC). Participaram da reunião os deputados Agnelo Queiroz (PCdoB-DF), ex-ministro dos Esportes, e Ivan Ranzolin (PFL-SC), presidente da Frente Parlamentar pelos Esportes.

12/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Artistas e esportistas fecham acordo sobre incentivos para o esporte

Artistas e esportistas fecham acordo sobre incentivos para o esporte

Brasil e China celebram acordo no Setor Aeroespacial

Meio Ambiente: Estado e BID celebram acordo de US$ 15 milhões para o ecoturismo

Bolsa para aperfeiçoamento de artistas iniciantes na pauta da Comissão de Educação

Mais 21 esportistas são incluídos no Bolsa-Atleta