Artur da Távola destaca caráter ético de Covas



O senador Artur da Távola (PSDB-RJ), em discurso nesta terça-feira (5) na sessão especial de homenagem ao governador e ex-senador Mário Covas, morto há um ano, destacou o caráter ético, em todas as dimensões, do companheiro de partido. Essas dimensões, citadas na exposição do senador, são a ética individual, do comportamento público, da responsabilidade e dos objetivos.

De acordo com o senador, Mário Covas se destacava pela atitude moral na política. "Moral na política é o uso da dignidade humana em seus mais altos valores, tanto nos fundamentos quanto nas finalidades", definiu Artur da Távola, também elogiando a "compostura pessoal e a lealdade" de Covas.

A capacidade do governador de dizer não foi outro ponto destacado pelo senador. "Mais vale um não sincero do que um sim que não se pode cumprir", disse. "Mário Covas tinha a coragem do não como tinha a certeza do sim", completou.

Covas também, na opinião de Artur da Távola, notabilizou-se pela "ética do comportamento público": tinha espírito público ou "capacidade de olhar por cima de interesses", para a "predominância daquilo que é de todos sobre o que é de poucos".

A "ética da responsabilidade" de Covas, por sua vez, de acordo com o senador, o levou "a enfrentar greves de peito aberto, com coragem no coração e verdade na alma".Quanto à "ética dos objetivos", o senador lembrou, entre outros exemplos, o empenho de Covas para manter a unidade no PSDB.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias destaca qualidade de Artur da Távola

Artur da Távola destaca sugestões aprovadas pela CPI do Futebol

ARTUR DA TÁVOLA DESTACA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA BIBLIOTECA VIRTUAL

Marisa Serrano destaca legado ético de Mário Covas, morto há 10 anos

Senado homenageia Artur da Távola

Morre o ex-senador Artur da Távola