Artur da Távola elogia discurso de FHC na Assembléia Nacional Francesa
- Que candidato, que político tem condição de ocupar o espaço internacional com essa inteireza, com esse nível cultural, com essa capacidade de falar ao mundo? - questionou o senador.
Artur da Távola lembrou o fato de que poucos presidentes de outros países foram convidados a falar na Assembléia Francesa. Na opinião do líder, Fernando Henrique fez nesse fórum um discurso de repercussão nacional e internacional.
Na avaliação do senador, o presidente condenou o protecionismo exagerado que impede os países em desenvolvimento de expandir o seu comércio externo e abordou de modo insofismável a questão da paz, como indispensável a uma nova ordem social. Além disso, sustentou Artur da Távola, o presidente defendeu a criação de um estado palestino.
- O Brasil está diante de um magistrado internacional, cujo valor o país precisa reconhecer. Na Assembléia Nacional Francesa, aplaudido de pé, Fernando Henrique Cardoso honrou o nome do Brasil - disse o senador que pediu a transcrição do discurso presidencial nos anais do Senado. Em aparte, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) disse que o discurso do presidente emocionou por sua beleza e sinceridade.
31/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ARTUR DA TÁVOLA PROPÕE DIA NACIONAL DO CHORINHO
Artur da Távola estava "acima da imensa maioria da classe política", elogia Pedro Simon
Concerto no Teatro Nacional de Brasília vai homenagear ex-senador Artur da Távola
Suplicy elogia discurso de Dilma Rousseff na Assembleia-Geral da ONU
Jorge Viana elogia discurso da presidente Dilma Roussef na Assembleia-Geral da ONU
Senado homenageia Artur da Távola