Concerto no Teatro Nacional de Brasília vai homenagear ex-senador Artur da Távola



Patrono da extensa programação cultural promovida pelo Senado em 2008, o ex-senador Artur da Távola, falecido em maio deste ano, será homenageado no próximo dia 9 com um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Esse será um dos últimos eventos integrantes do Ano Cultural Artur da Távola. A orquestra é regida pelo maestro norte-americano Ira Levin.

No mesmo dia será lançada a coletânea Quem tem medo de música clássica? - uma série de 160 programas exibidos ao longo de oito anos pela TV Senado e apresentados pelo ex-senador. A coletânea é formada por dois kits com três DVDs cada, contendo ao todo 12 programas.

Haverá ainda a apresentação do vídeo Artur da Távola, produzido pela TV Senado. Além disso, ocorrerá o lançamento do livro Salão de humor da Constituinte e do Prêmio Senado Federal de História do Brasil, além da entrega das placas em homenagem aos colaboradores da Comissão Ano Cultural Artur da Távola. As apresentações começarão às 20h, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília.

O ex-senador Artur da Távola morreu aos 72 anos, no Rio de Janeiro, em 9 de maio deste ano, vítima de problemas cardíacos. Além de político, Artur da Távola era escritor, jornalista, advogado e professor. Ex-deputado federal pelo antigo estado da Guanabara, pelo PTN, Artur da Távola foi eleito senador pelo PSDB em 1994, tendo sido um dos fundadores do partido.

Ainda em 2008

Ao longo de todo o ano, foram realizadas na sede e nos anexos do Senado Federal, pelo calendário do Ano Cultural Artur da Távola, eventos comemorando os 50 anos da Bossa Nova, o centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa, o centenário de morte do escritor Machado de Assis e relembrando os 40 anos de acontecimentos políticos e sociais do ano de 1968.

Ainda neste mês de dezembro, será homenageado, no dia 10, às 18h30, na Biblioteca Luiz Viana Filho, o escritor e folclorista Câmara Cascudo, pelos 110 anos de seu nascimento, com o lançamento do livro Casa do Cunhaú, de sua autoria, e do documentário produzido pela TV Senado, Doutor Cascudinho, um Provinciano Universal.

Outro evento programado é o lançamento do livro "Luiz Viana Filho, o Jornalista", que contou com pesquisa e seleção de João Justiniano da Fonseca e foi organizado por João Carlos da Silva Teixeira. O lançamento ocorrerá no dia 16, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, às 18h30.



01/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer "encher o Senado" para homenagear Artur da Távola

Morre o ex-senador Artur da Távola

Morre o ex-senador Artur da Távola, o "cronista da vida"

Ex-senador Artur da Távola será homenageado em sessão especial

ARTUR DA TÁVOLA PROPÕE DIA NACIONAL DO CHORINHO

Artur da Távola elogia discurso de FHC na Assembléia Nacional Francesa