As águas de março provocaram a primeira grande avaria









- As águas de março provocaram a primeira grande avaria na candidatura da governadora Roseana Sarney, estrela em ascensão até os últimos dias de fevereiro. Antes da divulgação das primeiras pesquisas já se constata que Roseana encolheu e hoje é a principal adversária de si mesma.

À imagem de uma mulher dinâmica que venceu a morte várias vezes, agora se sobrepõe a de uma mulher acuada por suspeitas que deverão pautar a campanha eleitoral e pelo fantasma de R$ 1,39 milhão apreendido em seu escritório, numa operação que o PFL diz ter sido engendrada pelo Palácio do Planalto. (pág. 6)

- Poderoso, prepotente, manipulador, ardiloso. Tudo o que os inimigos diziam até agora de Jorge Murad, marido da governadora Roseana Sarney, abarrotaria uma lista de clichês depreciativos. O que eles dizem saber além dos adjetivos, mais ainda não revelaram, transformaria Murad na perigosa parte exposta do fio da meada maranhense, das relações suspeitas dos Sarney com envolvidos em desvios de verbas e corrupção.

Roseana e sua candidatura à Presidência ficariam enredadadas numa gigantesca maçaroca. As investigações contra a Lunus, a empresa de Murad e Roseana, teriam puxado apenas a ponta do fio. Na carona da ofensiva da Justiça, os adversários do poderoso Murad, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do governo da mulher, que controla tudo, do orçamento do estado aos conchavos políticos, prometem mais. (pág. 5)

- O novo mapa do narcotráfico internacional assinala contornos sombrios sobre o território brasileiro. Estudos produzidos pelo governo dos Estados Unidos e divulgados nos últimos dias transformam o País em um dos principais vilões no mundo das drogas. Pelos relatórios, o Brasil assume a segunda posição em consumo de cocaína no planeta, figura na lista de nações com maior trânsito de drogas e revela-se um dos países da América do Sul com maior produção de entorpecentes.

Uma das explicações para essa ascensão brasileira - a exemplo de outros países do Terceiro Mundo - é a queda no uso de drogas na Europa e nos EUA. Documento elaborado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton assinalou a queda pela metade no consumo de cocaína em 2000 entre os norte-americanos, que aspiravam cerca de 500 toneladas ao ano. (pág. 34 e 35)


Topo da página



03/10/2002


Artigos Relacionados


Insa inaugura primeira fase do Projeto Águas na terça (11)

Rosalba Ciarlini defende acesso do Rio Grande do Norte e da Paraíba às águas do São Francisco

Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Norte aderem ao Pacto pela Gestão das Águas

HARTUNG DIZ QUE ATOS DE IGNÁCIO PROVOCARAM SUA SAÍDA DO PSDB

MUDANÇAS NA RESOLUÇÃO Nº 78 E CONTENÇÃO DE GASTOS PROVOCARAM POLÊMICA NA CAE

Rio Grande do Sul confirma primeira morte por H1N1 do ano no Brasil