As razões dadas pelo BNDES para socorrer a mídia



O vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Darc Costa, justificou o programa de socorro à mídia, conforme as declarações feitas durante audiência pública na Comissão de Educação.

* Sobre a eventual concessão de créditos para investimentos na área de equipamentos e tecnologia: "É de nosso interesse que empresas se constituam no Brasil para fornecer os equipamentos dessa nova forma (tecnologia digital) de mídia".

* Sobre empréstimos do banco para a compra de papel: "É necessário criarmos condições para que os jornais e revistas tenham acesso ao papel, em especial ao papel nacional. Se nós constituímos uma indústria de celulose no Brasil, nada nos impede de ter uma indústria de papel que poderia atender a essas necessidades".

* Sobre o uso dos financiamentos para saldar dívidas: "Precisamos recompor não só o setor televisivo, mas também o setor da mídia impressa, a situação econômica dos grandes grupos nacionais (de comunicação). Se nós quisermos ter uma sociedade estruturada, não podemos prescindir de ter meios de comunicação democráticos e articulados com essa sociedade".

* Sobre a importância do socorro à mídia: "O setor de comunicação social é profundamente estratégico, por ser de interesse nacional, estruturar o imaginário coletivo e formatar o pensamento de uma sociedade. Em um mundo globalizado, a imprensa é peça fundamental para a construção de um projeto nacional e pode conduzir a população da periferia para o centro. Preservando esse setor, estamos preservando a identidade e a cultura nacionais."



01/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


A proposta do BNDES prevê novos investimentos para a mídia

Alvaro Dias critica possibilidade de o BNDES socorrer as Aerolíneas Argentinas

LOBÃO CONSIDERA CONVINCENTES RAZÕES APRESENTADAS PELO BB

Designados senadores que estudarão empréstimo do BNDES à mídia

Che Guevara: um símbolo que anda de mãos dadas com grandes causas

Estado de Santa Catarina está 100% atendido pelo BNDES para financiamentos