Aspásia Camargo traz a Garibaldi Alves diagnóstico sobre a situação pré-eleitoral do Rio de Janeiro
A historiadora e vereadora Aspásia Camargo (PV-RJ) reuniu-se nesta terça-feira (5) com o presidente do Senado, Garibaldi Alves, para discutir a situação em que se encontra o Rio de Janeiro, às vésperas das eleições municipais. Ela disse a Garibaldi que sua cidade está completamente sitiada, ocupada pelo crime organizado e enfrentando problemas federativos gravíssimos.
- A situação é grave porque o crime organizado tomou o poder na cidade do Rio de Janeiro. Agora, ele não apenas coopta os candidatos que aparecem ou que estão em oferta no mercado político. Agora, eles criam seus próprios candidatos, escolhem e exigem que suas comunidades votem nesses candidatos. Isso trouxe um panorama completamente novo. Eles controlam o título de eleitor de cada cidadão que mora na comunidade e controlam a zona eleitoral.
Na opinião da parlamentar, isso fará com que o população seja cobrada de maneira extremamente violenta depois do processo eleitoral. Daí por que ela entende que não adianta limitar essa discussão à atuação ou não de tropas federais no Rio de Janeiro no dia da eleição. "O que poderá acontecer com essa população depois?", questionou a vereadora, ao sair do gabinete do presidente do Senado.
Aspásia Camargo disse que seu propósito é sensibilizar o Senado, o presidente da República e o Supremo Tribunal Federal para a situação de ingovernabilidade em que se encontra aquela cidade. Na avaliação da historiadora, "o Rio de Janeiro é um foco infeccioso grave que precisa ser debelado". Ela entende que o Senado pode encontrar uma maneira de reorganizar e reestruturar o Rio de Janeiro dentro da federação brasileira.
De acordo com Aspásia Camargo, Garibaldi ouviu seu relato com surpresa e perplexidade e prometeu articular providências para ajudar o Rio.05/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi Alves recebe relatórios da CE com diagnóstico da Educação no Brasil
Garibaldi Alves lamenta situação causada pela seca no Nordeste
Com apoio da Fapesp, Hospital A.C. Camargo testa equipamento que melhora diagnóstico do câncer de pele
Garibaldi Alves abre debate sobre reforma tributária
Garibaldi Alves propõe debate sobre investimentos públicos
Mesquita Júnior alerta para diagnóstico de Viviane Senna sobre situação do ensino básico no Brasil