Mesquita Júnior alerta para diagnóstico de Viviane Senna sobre situação do ensino básico no Brasil



Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (31), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) destacou entrevista da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, à revista Isto É, na qual ela faz um diagnóstico "trágico e assustador" sobre a situação do ensino fundamental público no Brasil. Para a irmã de Ayrton Senna, destacou o parlamentar, "os brasileiros construíram um país para poucos", referindo-se à baixa qualidade do ensino básico e aos altos índices de repetência - cada criança em média repete duas vezes a série escolar, a um custo de R$ 8 bilhões anuais.

- São 34 milhões de crianças e adolescentes no ensino fundamental. Uma Espanha no ensino de 1ª a 8ª série - destacou o senador.

Mesquita Júnior enfatizou que Viviane Senna considera a educação básica uma educação "de fachada", pois as crianças não adquirem o domínio do idioma, da escrita, da fala e das operações básicas da matemática. Assim, o que ocorre é uma falsa inclusão social. O parlamentar ressaltou que a experiência do instituto comprova que, quando lhe é oferecida educação de qualidade, a criança, mesmo as que não têm recursos, aprende.

Para o parlamentar pelo Acre, o diagnóstico - por ele classificado como "frio, emocionante e trágico" - deve servir de alerta e também para promover, nos diversos segmentos sociais e no próprio Senado, uma reflexão que leve à conscientização para a adoção de ações que tornem possível a mudança desse quadro. Como conseqüência, acredita, haveria menos crianças associadas ao tráfico de drogas, à prostituição ou ao trabalho informal.



31/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço elogia trabalho de Viviane Senna à frente do Instituto Ayrton Senna

Mesquita Júnior alerta para ingerência sobre produção do Legislativo e cita legislação dos cartórios

Brasil não pode continuar servindo de depósito de lixo, alerta Geraldo Mesquita Júnior na CAS

PATROCÍNIO ELOGIA TRABALHO DE VIVIANE SENNA

Cristovam alerta para qualidade ruim do ensino básico e baixa qualificação da mão de obra

Mesquita Júnior pede campanha de alerta para sinais de abuso sexual de crianças