Assembléia busca solução para o Parque dos Mayas



 
A Subcomissão de Habitação voltou a reunir-se ontem (17/10) para discutir a situação dos moradores do conjunto habitacional Parque dos Mayas, na zona norte da Capital.

Há 14 anos a área foi ocupada e somente a partir de 98, quando se firmaram os primeiros contratos de compra, a situação mudou. Atualmente, cerca de 90% das mais de 2 mil famílias já conseguiram vencer a irregularidade e negociaram os imóveis. Outras 300 famílias, sem condições de comprar os imóveis, serão transferidas para uma área do município.

O representante do Demhab, César Martins, explicou que a responsabilidade da prefeitura de Porto Alegre era com a compra da área e ao Estado cabe o investimento na urbanização dos lotes.

O relator da Subcomissão, deputado Vieira da Cunha (PDT), afirmou que é necessário assegurar a permanência das 300 famílias nos imóveis, até que sejam concluídas as obras de infra-estrutura básica na área onde elas serão reassentadas. Vieira da Cunha adiantou que a Subcomissão irá contactar com o secretário de Habitação, Ary Vanazzi para solicitar a agilização do processo de conclusão das obras.

O presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação da Câmara Municipal, vereador Raul Carrion (PCdoB), fez um apelo ao representante do grupo Habitasul -proprietário dos imóveis do conjunto habitacional – para que seja suspenso o processo de reintegração de posse dos apartamentos até que sejam finalizadas as obras.

O representante do Grupo Habitasul, Paulo Sérgio Mallmann, destacou o empenho da Assembléia Legislativa e da Câmara de Vereadores no processo de negociação mas afirmou que não há mais possibilidade de prolongamento de prazo já que a empresa depende da solução dessa questão para poder encerrar o processo concordatário.

A conselheira do OP da Região Norte, Elaine Rejane Klopop, informou que a comunidade está se organizando para obter recursos no orçamento do município que possam garantir a construção das casas e a instalação de escola e posto de saúde no loteamento.

O presidente da Uampa, Leodomar Duarte, lamentou a ausência de representante da Secretaria de Habitação no encontro.




10/18/2001


Artigos Relacionados


REITORES VÃO A ACM EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA GREVE

Subcomissão busca solução para crise da pesca

Capiberibe busca solução para atendimento de saúde no Amapá

CRE busca solução para caso de brasileiro desaparecido na Bolívia

Frente Parlamentar busca solução para impasse do Simples

Subcomissão busca solução para moradores do Edifício Wainstein