Assembléia entrega Prêmio de Responsabilidade Social em novembro



O III Prêmio Responsabilidade Social 2002, uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado, será entregue no mês de novembro. A data do evento ainda está sendo definida pelo gabinete do deputado Cézar Busatto (PPS), autor da lei que criou o prêmio, em razão do grande número de empresas inscritas e que participarão do evento: são 153 de todo o Estado, um crescimento de 74% em relação à segunda edição. Na primeira edição, 22 empresas participaram da iniciativa e na segunda, 88. Com as 153 inscrições deste ano - prazo concluído no dia 31 de julho -, o prêmio está consagrando a iniciativa do Parlamento gaúcho. A Assembléia já está planejando a entrega dos prêmios regionalizadas - em áreas do Estado - com o objetivo de destacar mais empresas e contemplar novas áreas.

O Prêmio de Responsabilidade Social contempla as empresas com atuação em projetos sociais, através da publicação dos seus balanços sociais. O certificado é concedido anualmente às empresas que mais se destacam na atuação social. O prêmio tem como objetivo estimular e valorizar as ações que atendam as questões sociais. Além disto, a premiação é uma forma de levar tanto as empresas, como seus funcionários e seus familiares, a formar uma corrente de superação dos problemas que atingem as comunidades mais carentes e excluídas.

Todas as empresas que apresentaram seus balanços sociais receberão o Certificado de Responsabilidade Social. Já as de pequeno, médio e grande portes que mais se destacarem levarão o Troféu Destaque RS. Os balanços serão analisados através de critérios quantitativos, observados indicadores externos, investimento em cidadania e meio ambiente, geração de emprego, indicadores internos, benefícios sociais, capacitação profissional, participação nos resultados, segurança, higiene no trabalho, número de idosos e deficientes físicos no quadro funcional. Ainda é realizada uma análise qualitativa do balanço, levando em conta o mérito das ações sociais. "O prêmio, criado por iniciativa do deputado Busatto, é uma forma especial do Parlamento Gaúcho destacar quem realmente trabalha e atua fora dos limites da sua empresa, enxerga as necessidades da sociedade e valoriza a cidadania", afirmou o presidente da Casa, Sérgio Zambiasi.

A comissão julgadora da premiação é formada por representantes da Fiergs-SESI, Federasul, Fecomércio, Central Autônoma dos Trabalhadores, Fórum de Reitores, Conselho Regional de Contabilidade, Grão Social Cidadania Empresarial e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas.



08/23/2002


Artigos Relacionados


III Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia será entregue em novembro

Empresários apóiam Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia

Lançado o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa

Assembléia Legislativa entrega Troféu Responsabilidade Social

Assembléia continua recebendo adesões ao Prêmio de Responsabilidade Social

Assembléia alerta para prazo de inscrição no Prêmio de Responsabilidade Social