Assembléia continua recebendo adesões ao Prêmio de Responsabilidade Social
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul continua recebendo os balanços sociais das empresas que praticam ações socialmente responsáveis interessadas em participar do Prêmio de Responsabilidade Social 2001. A comissão organizadora reforça o convite para que mais empresas participem do prêmio e alerta que o prazo para o encaminhamento dos balanços encerra no dia 31 de julho. Na última semana, foram entregues os balanços sociais do Banco do Brasil, Marcopolo, Azaléia, Copesul e RGE Energia.
Criado no ano passado, através da Lei 11.440, o prêmio é concedido anualmente e tem por objetivo estimular e valorizar as ações de melhoria social promovidas pelo setor empresarial, além de incentivar mais empresas, seus funcionários e seus familiares a envolverem-se com a superação dos problemas sociais. A premiação assegura o Certificado de Responsabilidade Social a todas as empresas que enviarem seus balanços sociais à Assembléia Legislativa.
Divididas entre empresas de pequeno, médio e grande porte, aquelas que mais se destacarem em sua área de atuação serão agraciadas com o Troféu Destaque RS. Os demonstrativos das ações sociais não precisam seguir um modelo específico de balanço social, embora o site da Assembléia - www.al.rs.gov.br/responsabilidadesocial - disponibilize um modelo para facilitar a participação especialmente das pequenas e médias empresas.
A análise dos balanços ocorre através de critérios quantitativos, onde são observados indicadores externos, como investimentos em cidadania e meio ambiente, geração de emprego, e indicadores internos, como benefícios sociais, capacitação profissional, participação nos resultados, segurança, higiene no trabalho e número de idosos e deficientes físicos no quadro funcional. Também é feita uma análise qualitativa do balanço, examinando-se o mérito das ações sociais desenvolvidas pela empresa. São considerados contra-indicadores o número de acidentes do trabalho e autuações por violação de normas de proteção ambiental e trabalhistas.
Para tanto, foi constituída uma comissão julgadora composta por representantes da Fiergs, Federasul, Farsul, Fecomércio, Força Sindical, Central Autônoma dos Trabalhadores, Central Única dos Trabalhadores, Fórum de Reitores, Fracab, Conselho Regional de Contabilidade, Grão Social Cidadania Empresarial e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas.
06/19/2001
Artigos Relacionados
Empresários apóiam Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia
Lançado o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa
Assembléia entrega Prêmio de Responsabilidade Social em novembro
III Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia será entregue em novembro
Assembléia alerta para prazo de inscrição no Prêmio de Responsabilidade Social
Assembléia se preocupa com a responsabilidade social das empresas