Assembléia instala Escola do Legislativo
Na solenidade, o presidente da Escola, deputado Marco Peixoto (PPB), ressaltou a iniciativa da Assembléia gaúcha que passa a contar com um espaço voltado à qualificação dos deputados, vereadores, servidores e comunidade. “A Escola fornecerá conhecimentos sobre a atividade legislativa e suas relações com a sociedade e com os poderes Executivo e Judiciário”, disse. Informou, ainda, que estará percorrendo o interior do Estado para levar informações sobre a Escola que trabalhará integrada com o Programa Interlegis. Conforme Peixoto, estão previstos programas de capacitação profissional, cursos de processos legislativos e orçamento público para parlamentares, servidores e estagiários da Assembléia e representantes das Câmaras Municipais, da sociedade civil e de entidades de classe. Futuramente, a escola desenvolverá atividades com alunos universitários e de ensino fundamental e médio, a partir da 7 º série. As aulas irão começar em março e o primeiro curso terá como tema “O papel do vereador”.
O presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi, afirmou que a Escola representa um importante passo na trajetória do Parlamento Estadual. “Temos uma ferramenta a mais que servirá para a modernização das atividades e qualificação das lideranças políticas e da comunidade”. A vice-presidente da Escola, deputada Iara Wortmann (PPS), declarou que a Assembléia está cumprindo com o seu papel pedagógico. “A Escola sela o compromisso do Legislativo com o cidadão”.
ESPAÇO E ESTRURURA ORGANIZACIONAL
A Escola funcionará no andar térreo do Solar dos Câmara, onde estão as salas da coordenação e secretaria. Os cursos serão ministrados no salão nobre do Solar e na sala multiusos do Interlegis. A estrutura organizacional da Escola está dividida em presidência, vice-presidência, diretoria e coordenações pedágogica e de projetos especiais. O Parlamento gaúcho é o quarto a instalar a Escola do Legislativo, depois de Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.
Participaram da cerimônia, a diretora da Escola da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Carla Maria Vieira Pedroso; o secretário substitutivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Onélio Santos; reitores de universidades, prefeitos e representantes de entidades.
Daniela Bordinhão
12/11/2001
Artigos Relacionados
Assembléia inaugura terça-feira a Escola do Legislativo
Diretora da Escola do Legislativo de Santa Catarina visita Assembléia
Assembléia realiza seminários no Interior para divulgar Escola do Legislativo
Escola do Legislativo participa de trabalho sobre eleições na Escola Villa Lobos
Tebet instala Universidade do Legislativo
ILB comemora um ano de Unilegis e instala escolas do Legislativo