Tebet instala Universidade do Legislativo
O presidente do Senado, Ramez Tebet, destacou a importância da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) como instrumento de ampliação das possibilidades de exercício da cidadania no país, ao encerrar no Plenário da Casa, nesta quarta-feira (8), a solenidade de instalação da entidade, marcada por aula inaugural proferida pelo ministro Maurício Corrêa, do Supremo Tribunal Federal (STF).
- O Senado brasileiro é o primeiro no mundo a criar sua universidade, aberta a todos, e que haverá de cumprir papel político e social de avanço da cidadania, estimulando a juventude ao exercício democrático da atividade política e garantindo um canal de aproximação do Poder Legislativo de nossa gente - afirmou.
Tebet ressaltou que a Unilegis resulta de "um projeto inédito e pioneiro", no qual a utilização da moderna tecnologia estará a serviço da ampliação dos direitos humanos entendidos em sua acepção mais ampla, que inclui a melhoria da qualidade de vida: "é a globalização sem seu aspecto perverso", resumiu.
Na condição de presidente do Senado, Tebet é também o reitor da Unilegis, que oferecerá cursos de educação a distância para todo o território nacional:
- É uma proposta arrojada, que nasce para ser um fórum permanente de debates, uma universidade aberta, acessível a todos os brasileiros, e com ela o Senado demonstra ser uma instituição preocupada em ser cada vez mais transparente e próxima da sociedade brasileira.
Ao proferir a Aula Magna do curso de Direito Legislativo, em nível de pós-graduação, o ministro Maurício Corrêa evocou as "grandes emoções" por ele já vividas naquele mesmo Plenário durante dois mandatos como senador. Corrêa salientou o pioneirismo da iniciativa de criação da Unilegis, inserida na mesma política responsável pela adoção de projetos como a Gráfica, o Prodasen e o Interlegis, a TV, a Rádio, a Agência e o Jornal do Senado, e cujo objetivo é ampliar a participação popular no processo legislativo.
Corrêa aplaudiu a escolha do método de educação a distância para a implantação de uma universidade aberta visando à massificação do ensino, e citou vários países, especialmente europeus, além da Unesco, entre os maiores usuários do sistema, sinalizando ainda a possibilidade de troca de experiências com a Unilegis.
Ao empossar o Conselho Superior e o Conselho Universitário da Unilegis, Tebet lembrou a importância da atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) em sua gestão na presidência do Senado para que projetos como o Unilegis pudessem florescer, e agradeceu a contribuição dos vários setores da Casa ao sucesso do projeto, citando entre eles a consultoria legislativa, a secretaria-geral da Mesa e a diretoria-geral.
08/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ramez Tebet saúda Universidade do Legislativo
Tebet comparecerá ao lançamento do prédio da Universidade do Legislativo Brasileiro
Universidade do Legislativo inicia atividades acadêmicas com curso de Direito Legislativo
Assembléia instala Escola do Legislativo
ILB comemora um ano de Unilegis e instala escolas do Legislativo
Tebet instala trabalhos de autoconvocação