Assembléia participa de Workshop sobre Programa Interlegis em Brasília
O “Workshop sobre o Portal Interlegis” está sendo realizado na sede do Programa Interlegis, em Brasília, e reúne técnicos de Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e especialistas convidados, para exposição sobre a suas experiências com portais. Também está sendo feita avaliação da versão atual do Portal Interlegis e indicação de soluções para aperfeiçoar a versão.
Os técnicos das Casas Legislativas estão apresentando no encontro as expectativas e necessidades da Comunidade Legislativa em relação ao Portal, considerado pelo Programa Interlegis como o ponto de encontro da Comunidade Virtual do Poder Legislativo, cuja formação é o objetivo central do Programa. O evento está sendo transmitido pelo sistema de videoconferência do Interlegis para as 26 Assembléias Estaduais e para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Programação
O Diretor da Coordenação Especial do Programa Interlegis (CEI), Paulo Fontenele, abriu os trabalhos ontem (13/08), às 9h30, apontando as finalidades específicas do workshop e os resultados esperados. A seguir, o Assistente da Diretoria da CEI, Carlos Magno, falou sobre a montagem de bancos de dados nas Casas Legislativas e a sua disponibilidade nos portais dessas Casas.
Paulo Fernandes, Chefe do Serviço de Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos do Programa Interlegis, mostrou aos presentes a utilização de softwares livres na construção do Portal Interlegis. Carlos Augusto Setti, Editor do Portal, discorreu sobre os métodos, critérios e recursos utilizados na alimentação noticiosa.
Os técnicos da Subsecretaria de Projetos Especiais do Senado Federal, João Luiz Paulúcio e Jorge Alexandre Costa, explicaram os princípios que os orientaram no desenho de uma nova proposta gráfica para o Portal, a ser mostrada durante o evento.
O especialista em Arquitetura da Informação, Interfaces e Interações, Alexandre Vavallo, analisou o Portal sob o ponto de vista da funcionalidade e o Diretor da Coordenação de disseminação de Informação da Câmara dos Deputados, Fernando Torres, mostrou como foi realizada a mudança do Portal da Casa. Técnicos das Assembléias Legislativas de Roraima e de São Paulo e das Câmaras Municipais de Salvador (BA) e de Chapecó (SC) fizeram uma avaliação do Portal Interlegis sob o ponto de vista das demandas de informação e de comunicação da Comunidade Legislativa.
Esta manhã (14/08) técnicos da Assembléia de Minas Gerais e da Câmara Municipal de Catanduva (SP) mostraram, a partir das 9h, a experiência dessas Casas na disponibilização de informações legislativas pela Internet. Os jornalistas Assis Medeiros, Renata Lu e Nelson Luiz de Oliveira fizeram uma análise do Portal sob o ponto de vista de Comunicação, com destaque para os aspectos noticiosos e de interação com o público. O Diretor da CEI encerrou o workshop no final da manhã, relatando as principais conclusões do evento.
Integração
O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados).
Mais de 600 Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet. Em 2002, mais 1.250 Câmaras serão equipadas para se integrarem ao projeto. Todas as Assembléias Estaduais passaram a contar com salas multiuso, com 20 computadores em rede, e Salas de Videoconferência totalmente equipadas.
08/14/2002
Artigos Relacionados
Embrapa participa de workshop nos EUA sobre pragas agrícolas
Consea participa de workshop sobre segurança alimentar em Roma
Prodasen participa de "workshop" sobre contratação de serviços de informática na administração pública
Chinaglia participa de videoconferência no Interlegis sobre parceria Brasil-Estados Unidos
Programa Viva Japão tem workshop sobre tambores japoneses
PROGRAMA INTERLEGIS É DESTACADO NO SEMINÁRIO SOBRE O SENADO