Assembléia participa de Workshop sobre Programa Interlegis em Brasília



Começou ontem, em Brasília, e encerra hoje o encontro de especialistas e de funcionários legislativos que trabalham em administração e alimentação de portais na Internet com o objetivo de buscar melhorias de forma e conteúdo para o Portal Interlegis na Internet. A Assembléia gaúcha participa do encontro através do coordenador da Interlegis, Roberto Coelho.
O “Workshop sobre o Portal Interlegis” está sendo realizado na sede do Programa Interlegis, em Brasília, e reúne técnicos de Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e especialistas convidados, para exposição sobre a suas experiências com portais. Também está sendo feita avaliação da versão atual do Portal Interlegis e indicação de soluções para aperfeiçoar a versão.

Os técnicos das Casas Legislativas estão apresentando no encontro as expectativas e necessidades da Comunidade Legislativa em relação ao Portal, considerado pelo Programa Interlegis como o ponto de encontro da Comunidade Virtual do Poder Legislativo, cuja formação é o objetivo central do Programa. O evento está sendo transmitido pelo sistema de videoconferência do Interlegis para as 26 Assembléias Estaduais e para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Programação
O Diretor da Coordenação Especial do Programa Interlegis (CEI), Paulo Fontenele, abriu os trabalhos ontem (13/08), às 9h30, apontando as finalidades específicas do workshop e os resultados esperados. A seguir, o Assistente da Diretoria da CEI, Carlos Magno, falou sobre a montagem de bancos de dados nas Casas Legislativas e a sua disponibilidade nos portais dessas Casas.

Paulo Fernandes, Chefe do Serviço de Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos do Programa Interlegis, mostrou aos presentes a utilização de softwares livres na construção do Portal Interlegis. Carlos Augusto Setti, Editor do Portal, discorreu sobre os métodos, critérios e recursos utilizados na alimentação noticiosa.

Os técnicos da Subsecretaria de Projetos Especiais do Senado Federal, João Luiz Paulúcio e Jorge Alexandre Costa, explicaram os princípios que os orientaram no desenho de uma nova proposta gráfica para o Portal, a ser mostrada durante o evento.

O especialista em Arquitetura da Informação, Interfaces e Interações, Alexandre Vavallo, analisou o Portal sob o ponto de vista da funcionalidade e o Diretor da Coordenação de disseminação de Informação da Câmara dos Deputados, Fernando Torres, mostrou como foi realizada a mudança do Portal da Casa. Técnicos das Assembléias Legislativas de Roraima e de São Paulo e das Câmaras Municipais de Salvador (BA) e de Chapecó (SC) fizeram uma avaliação do Portal Interlegis sob o ponto de vista das demandas de informação e de comunicação da Comunidade Legislativa.

Esta manhã (14/08) técnicos da Assembléia de Minas Gerais e da Câmara Municipal de Catanduva (SP) mostraram, a partir das 9h, a experiência dessas Casas na disponibilização de informações legislativas pela Internet. Os jornalistas Assis Medeiros, Renata Lu e Nelson Luiz de Oliveira fizeram uma análise do Portal sob o ponto de vista de Comunicação, com destaque para os aspectos noticiosos e de interação com o público. O Diretor da CEI encerrou o workshop no final da manhã, relatando as principais conclusões do evento.

Integração
O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados).

Mais de 600 Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet. Em 2002, mais 1.250 Câmaras serão equipadas para se integrarem ao projeto. Todas as Assembléias Estaduais passaram a contar com salas multiuso, com 20 computadores em rede, e Salas de Videoconferência totalmente equipadas.

08/14/2002


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