Prodasen participa de "workshop" sobre contratação de serviços de informática na administração pública



A Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen) participa, nestas quinta e sexta-feira (13 e 14), do workshop Contratação de Serviços de Informática, promovido pela Comunidade de Gestores de Tecnologia da Informação (TI) Aplicada ao Controle da Gestão Pública.

O evento, que está sendo realizado no edifício sede do Tribunal de Contas da União (TCU), reúne cerca de 300 participantes, todos membros dos sete órgãos que compõem a comunidade - o próprio TCU, além de Controladoria Geral da União, Procuradoria Geral da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Ministério da Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Nas duas tardes de discussão, serão debatidos os novos desafios vivenciados pelos gestores públicos no âmbito da tecnologia da informação, especialmente no que se refere às diversas formas de contratação de sistemas de informática.

Cláudio Cruz, analista de Controle Externo do TCU e um dos organizadores do evento, explicou que os modelos tradicionalmente adotados nas instituições públicas estão há muito tempo inadequados, com prejuízo de conhecimento por parte das equipes internas.

- A busca por modelos mais modernos, muitas vezes, tem produzido mais perguntas que respostas, daí a importância de compilar experiências de outros órgãos e identificar as principais lacunas - disse ele.

Deomar Rosado, diretor-adjunto do Prodasen, ressaltou que o workshop deve "organizar os conhecimentos sobre a contratação de serviços públicos de TI". Ele acrescentou que o workshop se fez necessário porque os agentes vêm enfrentando muitas dificuldades nesse processo devido à falta de definições e à polêmica quanto às modalidades.

Trata-se de uma das primeiras realizações da Comunidade de Gestores, criada em abril deste ano para, segundo José Geraldo Loureiro Rodrigues, diretor de Sistemas e Informação da CGU e também membro da equipe organizadora, "maximizar esforços em busca da integração das informações, compartilhamento de softwares e soluções".

- A comunidade pretende capacitar seus membros e contribuir para a difusão do conhecimento sobre tecnologias de informação - disse Rodrigues.

Pedro Enéas Mascarenhas, diretor da sub-secretaria de Infra-estrutura Técnica do Prodasen, ressaltou que o órgão faz parte da comunidade de gestores "pelo reconhecimento que tem na área de tecnologia da informação aplicada ao governo". Para ele, o workshop é fundamental, pois os membros da administração pública "precisam se comunicar".

- Várias instituições têm soluções interessantes, mas as idéias não são compartilhadas. Esse evento visa promover o intercâmbio de experiências - salientou.

A necessidade do intercâmbio também foi a tônica do pronunciamento do presidente do TCU, ministro Adylson Motta, que abriu as discussões, ao lado do também ministro do TCU Augusto Sherman Cavalcanti, do ministro de Estado do Controle e da Transparência, Jorge Hage Sobrinho, e dos organizadores.

- A atuação conjunta e articulada do TCU com outros órgãos públicos e entidades integrantes da rede de controle evita a sobreposição de ações e otimiza a utilização de recursos e resultados obtidos. A cooperação entre órgãos e entidades é iniciativa fundamental para melhorar a administração e conferir maior celeridade e racionalidade ao processo de controle - disse Adylson Motta.

O presidente do TCU destacou a relevância do tema discutido no workshop,levando em consideração que é imperativo definir melhor os critérios para contratação de serviços de informática. Ele frisou que a tecnologia deve ser aliada da boa utilização dos recursos públicos e atuar no combate ao desperdício, à fraude e à corrupção.

13/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gestores do setor de informática promovem workshop para debater contratação no serviço público

Enap participa de encontro sobre administração pública no Canadá

ENAP realiza Seminário “Contratação Direta na Administração Pública”

Decreto proíbe contratação de pessoal no âmbito da administração pública estadual direta e indireta

Prodesp participa do Conip 2001 - Feira e Congresso de Informática Pública

Empresas que prestam serviços à administração pública terão que promover a igualdade racial