Assembléia reúne escritores gaúchos em antologia



Pela primeira vez, Legislativo gaúcho terá estande na Feira do Livro de Porto Alegre

Com a participação de escritores gaúchos como Carlos Nejar, Armindo Trevisan (patrono da Feira do Livro deste ano), Paulo Hecker Filho, Lya Luft, e também de autores que atuam na área pública, a obra Antologia do Sul - Poetas Contemporâneos do Rio Grande do Sul será lançada pela Assembléia Legislativa durante a Feira do Livro.
O volume foi organizado pelo escritor Dilan Camargo , que utilizou critérios de qualidade e referências, além de ouvir professores de literatura e o Instituto Estadual do Livro para a escolha dos 91 poetas incluídos na antologia. Dilan disse que também estão presentes nomes novos, mas capacitados.

A primeira edição da antologia será distribuída para bibliotecas públicas e escolas. Para Dilan, é importante aproximar professores e alunos dos poetas gaúchos. Cada um terá três poesias publicadas e uma biografia sobre sua obra. O escritor ressalta a mudança de comportamento da escola, tanto privada como pública, quanto à literatura. “ Hoje, através da escola há um trabalho de estímulo à leitura. Nossos jovens estão lendo mais”, afirma.

A popularização do livro deve muito às feiras do livro. Ele lembra que as escolas têm promovido estes eventos, levando o escritor até aos colégios. Também as administrações municipais têm se preocupado em proporcionar o acesso da população aos livros, realizando feiras. Dilan cita o caso de Passo Fundo com sua jornada literária, que este ano incluiu a Jornadinha com a participação de mais de seis mil crianças, sem esquecer que Porto Alegre promove a maior feira do livro do País.

Para Dilan Camargo, a literatura gaúcha é incontestável. Mesmo assim, precisa ainda ocupar um espaço maior, atravessar as fronteiras do Estado. “A literatura do Rio Grande do Sul tem bons escritores e um bom público leitor, mas por razões regionais ainda está um pouco fechada em si mesma”, disse. Apesar disto, segundo ele, tem surgido autores de qualidade com a valorização do jovem, o que não acontecia antes. Mas, isto se deve, de acordo com Dilan, ao espaço existente para a preparação dos autores através das oficinas literárias.

Quanto à Antologia do Sul -Poetas Contemporâneos do Rio Grande do Sul, Dilan Camargo faz questão de ressaltar que é “uma obra de estação”, e não uma obra de poesias gauchescas, embora contenha regionalismos. Para ele, esta última é uma outra veia de manifestação que também precisa fazer parte de iniciativas como esta da Assembléia Legislativa. A antologia será lançada no dia 8 de novembro, durante um coquetel e sessão de autógrafos no Auditório Dante Barone, do Parlamento gaúcho.

A Assembléia estará também presente na 47ª Feira do Livro, quando irá expor as principais obras já editadas pelo Legislativo e ainda mostrará material de divulgação do Parlamento. Marcando presença, a TV Assembléia fará a cobertura da feira e estará transmitindo a programação diária da emissora, no stand.


10/26/2001


Artigos Relacionados


Assembléia lança antologia com poetas gaúchos

DVD literário reúne encontros com escritores

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto reúne mais de 90 escritores

Compositores gaúchos pedem apoio da Assembléia

Assembléia aprova projeto que beneficia portuários gaúchos

SENADO E ASSEMBLÉIA GAÚCHA LANÇAM PERFIS DE PARLAMENTARES GAÚCHOS