Assembléia se preocupa com a responsabilidade social das empresas



A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul está envolvida com a responsabilidade social das empresas. Nesta quinta-feira, dia 11, o Parlamento lança oficialmente o edital com as normas para participação no Prêmio de Responsabilidade Social 2002, com a realização do II Seminário Balanço Social no Plenarinho, a partir das 9h30min, com participação do Instituto Ethos, Ibase, Grão Social, Fiergs, CAT, Trensurb e Corpo de Bombeiros Voluntários de Estância Velha.

Criado no ano de 2000, através da Lei 11.440, o prêmio é concedido anualmente e tem por objetivo estimular e valorizar as ações de melhoria social promovidas pelo setor empresarial, além de incentivar mais empresas, seus funcionários e seus familiares a envolverem-se com a superação dos problemas sociais.

A seguir um consultor da Ethos, participante do seminário na Assembléia no dia 11, mostra a importância do assunto:


Responsabilidade social
diminui riscos de empresas



Rodrigo Zavala

Consultor


O empresário que pretende ver seu lucro crescer não precisa se preocupar com o bem estar de seus funcionários ou as conseqüências de sua atuação na sociedade. No entanto, esses fatores se tornaram imprescindíveis para dar confiança aos investidores.

Segundo o presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, um dos critérios na hora de se investir em uma empresa é o seu perfil social e ambiental. "Quando o empresário não se compromete com essas questões, o risco de seu negócio torna-se muito maior", diz.

O instituto, que completa três anos de existência, comemora o aumento da importância do tema da responsabilidade social empresarial nas negociações. Os impactos sócio-ambientais das empresas começam a ser contabilizados - um fornecedor, por exemplo, que utilize mão-de-obra infantil pode levar o empresário para o buraco. "Por isso, a preocupação", diz Grajew.

A gestão da empresa, portanto, deve agregar como valor estratégico práticas socialmente responsáveis. De acordo com os indicadores do Ethos, isso significa uma permanente preocupação com a qualidade ética das relações que a empresa estabelece com seus colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, meio ambiente e comunidade.







07/10/2002


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