Assentadas da PB buscam alternativa de renda para enfrentar estiagem



Um grupo de sete mulheres do assentamento Vitória, na zona rural de Campina Grande, a 121 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa, encontrou na produção de bolos uma forma de complementar a renda familiar no período de estiagem. Elas planejam comercializar, mensalmente, 1,2 mil bolos na região. Cada bolo, com mais de um quilo, é vendido a R$ 7, o que representará ganhos de aproximadamente R$ 8,4 mil ao grupo.

A fabricação da primeira leva de produtos será destinada à comercialização em feiras, mercadinhos e supermercados da região de Campina Grande. Com isso, garantem alternativa de renda não agrícola para enfrentar as dificuldades do período de estiagem, que acomete o Semiárido.

Os bolos são feitos na Unidade Demonstrativa localizada na sede do assentamento Vitória. A área de reforma agrária é uma das 34 que recebem assistência técnica da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), em parceria com o Incra no estado.

A iniciativa das assentadas surgiu depois que elas participaram de uma oficina sobre geração de renda. O grupo está fazendo quatro tipos diferentes de bolos e já planeja produzir doces, sempre utilizando matérias-primas da região.

O superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, acredita que a renda nova no assentamento contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das famílias. “É uma ação que serve também de exemplo a outros assentamentos”, diz.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



09/12/2013 19:33


Artigos Relacionados


Comissões buscam alternativa para novo Código Florestal

Hidrelétricas estão com reservatórios cheios para enfrentar período de estiagem

Defesa Civil prepara município de Franca para enfrentar estiagem

Prefeitos visitam Ministério da Integração em busca de ações para enfrentar a estiagem

Pães para merenda ampliam renda de assentadas no RS

Assentadas do RS aumentam renda com produção de porongos