Assentados do Território da Cidadania do Velho Chico aprendem sobre vantagens da agroecologia



A assistência técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia está capacitando 187 agricultores em assentamentos localizados em Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Muquém do São Francisco e Sítio do Mato, no Território da Cidadania do Velho Chico. Os cursos começaram na terça-feira (16) e vão até dia 30 de agosto.

Os assentados estão aprendendo sobre manejo de pastagens, cultivo e aplicação de defensivos orgânicos (sem uso de agrotóxicos) e sobre hortas agroecológicas. O ciclo de cursos foram organizados pela Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra, que, na Bahia, é realizada em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão do governo do estado.

O curso de hortaliças orgânicas, que foi realizado na terça-feira (16) no assentamento Rio das Rãs II, em Bom Jesus da Lapa, atraiu o interesse de 32 agricultores. O engenheiro agrônomo da assistência técnica do Incra, Renato Silva, que ministrou o curso, conta que demonstrou práticas que ajudam o desenvolvimento das leguminosas e a utilização de defensivos naturais.

Como milho, feijão e mandioca são partes das culturas do Rio das Rãs II, Silva ensinou, por exemplo, caldo de nim (planta defensiva), de sabão de alho com cebola como defensivos das pragas mais comuns como pulgão, lagarta e mosca branca. O curso sobre hortas foi ministrado por outros profissionais no assentamento Marolândia, na quarta-feira (17). Já nesta quinta-feira (18), o mesmo curso está sendo aplicado no assentamento São Caetano, também situado no município de Sítio do Mato.

Na sexta-feira (19) é o dia da capacitação em hortas na área de reforma agrária Santa Bárbara, localizado em Muquém de São Francisco. Estão previstas a participação de 20 agricultores em cada curso sobre hortas. Em Santa Bárbara pretende-se realizar a capacitação com o cultivo de uma horta na escola local. “Queremos estimular o consumo de orgânicos, começando pela merenda escolar para que esse hábito seja levado para as casas dos assentados”, conta a técnica em agropecuária, Lidiane Oliveira.

O curso em manejo de pastagens ministrado para 20 agricultores da comunidade Ipeira, inserida do assentamento Extrativista São Francisco, em Serra do Ramalho, foi realizado entre a terça (16) e quarta-feira (17). “O principal objetivo é melhorar a alimentação do gado de leito com manejo”, conta o técnico agrícola Wellington de Oliveira. O curso também ensina a armazenar forragem para época de sequeiro, através dos silos de trincheiras (buracos no chão forrados de lona).

A capacitação sobre defensivos orgânicos será ministrada nos dias 18, 24 e 30 de agosto para 75 quilombolas do Projeto Especial Quilombola Rio das Rãs, localizado em Bom Jesus da Lapa. “Eles vão aprender sobre as vantagens da adoção dos defensivos naturais na agricultura que ainda é uma iniciativa sustentável”, explica o técnico agrícola Claudio de Sousa, que vai ministrar a capacitação.


Fonte:
Incra



18/08/2011 17:11


Artigos Relacionados


Agência vai cobrar uso da água do Velho Chico

SENADO VOTA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO VELHO CHICO

Crianças aprendem cidadania no transporte metropolitano

Território da Cidadania de Minas Gerais realiza Dia da Agricultura Familiar

Território da Cidadania lança primeiro plano de etnodesenvolvimento indígena do Brasil

Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão