Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão



A primeira Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Território da Cidadania Baixada Ocidental no Maranhão será realizada de quinta-feira (25) a sábado (27), no centro de exposições Novo Horizonte, no município Presidente Sarney (MA). Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), a feira vai expor produtos de 50 empreendimentos que irão representar produtores familiares dos 19 municípios do território.

“É uma feira que revela e preserva a identidade cultural, a forma de produzir e os produtos da região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Souza. “É um exercício para os produtores no sentido de enfrentar o mercado de forma cooperativa, e uma oportunidade de divulgar os produtos dos territórios para toda a comunidade”, conclui.

O evento estimula a prática da comercialização justa e vai capacitar o trabalhador rural por meio de oficinas, com o propósito de promover a articulação das cadeias produtivas, atividades culturais, intercâmbio de experiências e principalmente trocas solidárias. O evento também vai apoiar a divulgação e a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, fortalecendo a economia local.

Sebastião Silva Barros é produtor de mel e presidente da associação dos apicultores de Guarajá, no município de Turilândia (MA). Para ele, a expectativa é grande, “é uma oportunidade de integração com outros produtores, de sair do anonimato e apresentar nossos produtos e nosso trabalho para outras regiões”.

O evento tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o governo do Maranhão, o Banco do Nordeste e a prefeitura de Presidente José Sarney.

O Território da Cidadania Baixada Ocidental integra os municípios de Presidente Sarney, Alcântara, Apium-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



24/08/2011 17:17


Artigos Relacionados


Agricultores familiares da Bahia vão expor mais de 165 produtos em feira

Agricultores familiares do Maranhão recebem títulos de terras

Agricultores familiares terão desconto em 21 produtos no mês de setembro

Agricultores familiares têm desconto em financiamentos de 13 produtos este mês

Conab compra 56 toneladas de produtos de agricultores familiares do Amazonas

Agricultores familiares vão expor produtos no maior evento do turismo brasileiro