Assentamento paraibano comemora aniversário e sucesso



Apenas dois anos depois de se tornarem beneficiárias da reforma agrária, 30 famílias do assentamento Novo Horizonte, no município de Juarez Távora, Agreste paraibano, comemoram, nesta sexta-feira (24), os resultados significativos obtidos com a lavoura de milho, além do aniversário de criação da comunidade. 

Em 2013, mesmo com a escassez de chuva na região, foram colhidas cerca de 70 toneladas do cereal, quantidade que está permitindo aos assentados obter renda com a comercialização do excedente da produção. 

Localizado a 88 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa, o assentamento Novo Horizonte é fruto de uma mobilização que durou 14 anos. Após serem assentadas, em 2012, as famílias uniram esforços para conseguir estruturar uma comunidade que já consegue produzir e viver melhor. 

"É uma grande vitória para nós que já estávamos na terra, lutamos por ela e hoje plantarmos, com êxito, milho, feijão, fava e mandioca, além de possuirmos mais de 200 cabeças de gado, além de ovelhas e aves, a exemplo de perus e galinhas", afirma o secretário da associação do assentamento, João Luiz da Silva. Segundo ele, como no caso do milho, a maior parte dos demais produtos é comercializada em feiras das cidades vizinhas. 

O incremento na renda das famílias está permitindo comprar, por exemplo, motocicletas, aparelhos de TV e eletrodomésticos. Para o presidente da Associação do Assentamento, Sandro Belarmino, que colheu 18 toneladas de milho, na safra de 2013, "hoje, as condições sociais e econômicas das nossas famílias são dignas e nos fazem sonhar com um futuro cada vez melhor", afirmou o presidente da entidade. 

O assentado José Humberto Galdino, que na última safra produziu 16,8 toneladas de milho, afirma que com as atuais condições econômicas as famílias podem contribuir mais na educação dos filhos. "Todas as nossos filhos estão estudando e nós temos condições de comprar o material escolar necessário para que elas possam aprender mais", disse José Humberto.

Histórico 

O assentamento Novo Horizonte foi constituído a partir da desapropriação, em 1998, dos imóveis Quirino e Olindina, em Juarez Távora. O proprietário recorreu na Justiça e anulou o processo, fazendo com que o caso ficasse sub judice. A resolução do impasse acorreu apenas em 2011, por meio de um acordo entre a autarquia e o proprietário, homologado na Justiça Federal, pondo fim um dos mais graves conflitos agrários da Paraíba.  

O Incra foi imitido na posse da área, que têm aproximadamente 901 hectares, no dia 24 de janeiro de 2012. A maioria das famílias beneficiadas com a criação do assentamento – oficializada em setembro passado, com a publicação do ato no Diário Oficial da União – mora no local há mais de 40 anos. 

As festividades de aniversário do assentamento ocorrerão nesta sexta-feira (24), a partir das 16h, com a celebração de uma missa em ação de graças realizada pelo pároco local. Logo após, os assentados e convidados poderão se divertir com um animado arrasta-pé, ao som do forró pé-de-serra. O evento foi organizado pela associação do assentamento e por um grupo de alunos, que pesquisam, no local, o processo histórico de inovação do Semiárido.

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



24/01/2014 18:20


Artigos Relacionados


Assentamento paraibano inaugura sistema de abastecimento de água

Efraim comemora 99 anos do jornal paraibano O Norte

JUCÁ COMEMORA SUCESSO DO PROJETO SIVAM

Edemar Vargas comemora o sucesso da Convenção do PTB

Governo federal comemora o sucesso na concessão de aeroportos

Pérola Byington comemora sucesso em reprodução assistida