Efraim comemora 99 anos do jornal paraibano O Norte



Os 99 anos de existência do jornal O Norte, da Paraíba, completados nesta terça-feira (8), foram celebrados pelo senador Efraim Morais (DEM-PB), que, da tribuna do Plenário, antecipou, com um ano de antecedência, que proporá, em 2008, a realização de uma sessão especial para celebrar o centenário daquele veículo de comunicação. Ao homenagear o jornal, ele defendeu que a democracia e a liberdade de imprensa são indissolúveis e não podem existir separadamente.

- É sempre motivo de celebração entre os que prezam as conquistas do estado democrático de direito o registro de aniversário de um respeitável órgão de imprensa. Quantos jornais e instituições em um país como o nosso, o país do efêmero e do provisório, chegam à marca dos 99 anos? Sem dúvida, poucos. E esses poucos tornam-se, como é o caso do jornal O Norte, referência de credibilidade, constância e competência - afirmou Efraim Morais.

O senador pela Paraíba registrou que O Norte foi fundado em 1908 pelos irmãos Oscar e Orris Eugênio Soares, filhos de comerciantes portugueses que conseguiram fazer fortuna em João Pessoa. Ele observou que a idéia inicial de "colocar nas ruas um diário politicamente independente" prevalece até hoje. Efraim lembrou que, em 1954, o veículo passou a integrar os Diários Associados, fundado por Assis Chateaubriand.



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim homenageia centenário do jornal paraibano O Norte

Efraim saúda 98 anos do jornal "O Norte"

Sessão comemora 120 anos do Jornal do Brasil

Efraim homenageia Colégio Liceu Paraibano

Luiz Otávio comemora os 58 anos de criação do jornal 'O Liberal'

Paulo Bauer comemora 90 anos do jornal catarinense 'A Notícia'