Assentamentos da Paraíba ganham 200 km de estradas
Cerca de 500 famílias de trabalhadores rurais assentadas da reforma agrária, de sete projetos de assentamento do litoral sul da Paraíba, foram beneficiadas com a abertura de 200 km de estradas. A inciativa contou com a parceria entre o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e o Incra (PB).
As obras vão facilitar o escoamento da produção dos assentamentos para as cidades vizinhas e para outros estados. As 150 famílias beneficiadas fazem parte dos assentamentos Apasa, 41 no Camucim, 134 no Nova Vida, 49 em Sede Velha, 32 em Teixeirinha, e 34 em Primeiro de Março. ãlém disso, todos no município de Pitimbu serão beneficiados junto com mais 102 famílias do assentamento Dona Antônia, no município de Conde, onde 40 quilômetros de estradas já estão sendo concluídos.
Só no assentamento Apasa, diariamente, cerca de cinco toneladas de inhame, macaxeira, batata doce, milho, acerola, graviola, maracujá, côco verde e seco, mamão hawaí e formosa, além de uma grande variedade de hortaliças, saem com destino às Centrais de Abastecimento (Ceasa) de João Pessoa e de Recife.
Aos sábados, os produtos são comercializados na feira livre em Pitimbu e ainda em uma feira agroecológica que existe há quatro anos no bairro do Bessa, em João Pessoa, onde 20 famílias do assentamento Apasa vendem a produção. Só na feira realizada no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), são comercializadas mais de oito toneladas de alimentos a cada sábado.
Fonte:
Incra
05/04/2010 15:22
Artigos Relacionados
Cooperação técnica beneficiará assentamentos na Paraíba (PB)
Incra cria três assentamentos após desapropriações na Paraíba
Quilombos e assentamentos da Paraíba receberão 23 estações de Inclusão Digital
Incra conclui recuperação de estradas dos assentamentos em Abelardo Luz (SC)
Vale do Paraíba e Baixada Santista ganham Gabinete de Segurança Pública
Estradas: DER executa obras na SP-123, no Vale do Paraíba