Cooperação técnica beneficiará assentamentos na Paraíba (PB)
Principais objetivos são viabilizar estudos de potencialidades econômicas dos assentamentos e executar projetos de matriz agroecológica e uso de tecnologias sociais
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) firmaram, na última quinta-feira (18), um termo de cooperação técnica para executarem ações conjuntas nos assentamentos localizados nesta região. A cooperação irá capacitar servidores do Incra, agentes financeiros, agentes de assistência técnica e assentados sobre métodos de convivência com o semiárido. O fortalecimento de parcerias e ações em prol de assentados que vivem no semiárido brasileiro faz parte do compromisso assumido pela direção do Incra de apoiar a estruturação produtiva na região.
A cooperação prevê o mapeamento do processo de desertificação em áreas de assentamentos e a promoção de discussões locais sobre soluções organizacionais e públicas. Outras ações propostas são a criação de um banco de dados a partir de informações do Incra, do Insa e instituições parceiras com foco no redesenho dos agroecossistemas nas áreas semiáridas; a construção de parâmetros técnicos agroecológicos para a produção nos agroecossistemas em áreas semiáridas; o incentivo a projetos de segurança hídrica e alimentar para as famílias e os rebanhos animais e o apoio a projetos-pilotos de Escolas do Campo com enfoque em educação contextualizada.
- Famílias de Alagoas são beneficiadas com a instalação de cisternas
- Assentados serão beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida
22/04/2013 18:08
Artigos Relacionados
Assentamentos da Paraíba ganham 200 km de estradas
Chamada pública de assistência técnica vai atender 115 assentamentos federais de SP
Jayme Campos critica falta de assistência técnica em assentamentos rurais
Incra cria três assentamentos após desapropriações na Paraíba
Quilombos e assentamentos da Paraíba receberão 23 estações de Inclusão Digital
Incra oferece assistência técnica e extensão rural para 3.729 famílias em assentamentos capixabas