Assentamentos do Incra vendem produtos sem agrotóxicos na PB



A produção agrícola de 30 famílias de oito assentamentos da reforma agrária e de dois acampamentos situados no Agreste, no Vale do Mamanguape e no Litoral Sul da Paraíba, estará à disposição da população, no Ponto de Cem Réis (uma praça no centro da capital João Pessoa), nesta terça-feira (3), das 15h às 19h, na II edição da Feira Agroecológica da Reforma Agrária.

Entre os produtos que serão comercializados estão: feijão, milho verde, tomate, pimentão, acerola, batata-doce, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga, tapioca, bolo, doces da fruta, beiju, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos e sucos, guaiamum (uma espécie de caranguejo), além de mel e peças de artesanato.

A feira, realizada toda primeira terça-feira do mês, é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio da Superintendência Regional do Incra na Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na primeira edição a feira, realizada no dia 5 do mês de novembro último, os agricultores encerraram as atividade uma hora mais cedo. Isso, por que a feira fez tanto sucesso que os assentados venderam toda produção de oito toneladas de alimentos, até às 18 horas - uma hora antes do previsto.

A feira é abastecida pelos assentamentos Novo Salvador (Jacaraú), Jardim (Curral de Cima), Boa Esperança (Jacaraú), Dona Helena (Cruz do Espírito Santo), Vida Nova (Sapé), Capim de Cheiro (Caaporã), Dona Antônia (Conde) e Apasa (Pitimbu); além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).

A produção dos agricultores assentados é acompanhada por entidades prestadoras de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) contratadas pelo Incra/PB.

Feiras Agroecológicas

Essa já é a quarta feira agroecológica de caráter permanente realizada por assentados da reforma agrária em João Pessoa. Atualmente, é realizada uma feira, todas as sextas-feiras, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); uma feira no Bairro do Bessa, nas proximidades do Clube dos Médicos, aos sábados; e outra no pátio do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (Dnocs), no Bairro dos Estados, também aos sábados. Todas essas feiras têm início às cinco horas da manhã.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



02/12/2013 15:22


Artigos Relacionados


Grupos da agricultura familiar vendem US$ 1,6 milhão em produtos em feira na Alemanha

Projeto pune empresas que vendem produtos associados a trabalho escravo

Talentos do Brasil vendem produtos de artesãs da agricultura familiar em loja virtual

Incra regulariza quatro assentamentos no DF

Incra avança na regularização de assentamentos no RJ

Incra conclui 3 mil moradias em assentamentos do MS