Assuntos Municipais discute cultivo da mamona no Estado
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Giovani Cherini (PDT), debaterá no próximo dia 18 de setembro a cultura da mamona no Estado. Estão sendo convidadas as Secretarias de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do Estado, prefeitos e secretários municipais de agricultura, Emater, Famurs, AGM e demais órgãos interessados no projeto.
A mamona, é uma planta exótica, de origem afro-asiática que cresce espontaneamente em terrenos baldios e chega a ser considerada uma praga em algumas cidades. É responsável pela produção do óleo ecológico que está presente em mais de 500 produtos consumidos diariamente pela população. Estes produtos vão do sabonete, ao batom, creme de beleza, meia de náilon, até o freio de automóvel e o fluído anticongelante presente no tanque de combustível do avião.
O trabalho de pesquisa nesta área vem sendo desenvolvido pelo engenheiro de produção, Vilson Neumann Machado, há 15 anos, que dissertará sobre o projeto na reunião da comissão. A mamona saiu da fase de lavouras experimentais e já é uma realidade no Rio Grande do Sul. Neste ano, serão plantados mais de 5 mil hectares do vegetal.
09/14/2001
Artigos Relacionados
Assuntos Municipais discute o cultivo da mamona no Estado
Embrapa promove treinamento sobre cultivo da mamona
Mão Santa critica Lula por incentivar cultivo de mamona no Piauí
Comissão de Assuntos Municipais debate projeto que propõe divisão do Estado
Diário Oficial divulga municípios mais indicados para cultivo da mamona
Secretários municipais de agricultura reúem-se na Comissão de Assuntos Municipais