Embrapa promove treinamento sobre cultivo da mamona



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Algodão (Embrapa, Campina Grane/PB) promove, nesta semana, curso de capacitação produtiva na cultura da mamona para técnicos da Petrobras Biocombustível (PBio) e agricultores dos municípios de Morro do Chapéu, Itaeté e Nova Redenção, na Bahia. A capacitação é a primeira atividade do projeto "Pesquisa participativa e Transferência de Tecnologia para a produção sustentável de mamoneira no semiárido brasileiro", iniciado neste mês, com financiamento da Petrobras.

As ações serão desenvolvidas ao longo de cinco anos em 18 municípios dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e norte de Minas Gerais, onde serão instaladas Unidades de Teste e Demonstração (UTD’s) para a capacitação de mil agricultores multiplicadores.

“A proposta do projeto é consolidar núcleos de produção nestes municípios e ampliar as áreas de cultivo para atender as demandas da PBio nos estados produtores”, afirma o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo.

As ações do projeto na Bahia prosseguem na primeira quinzena do mês de dezembro, quando serão implantadas quatro UTD’s matrizes e 80 UTD’s filiais.

“Os agricultores das UTD’s/Escolas de Campo filiais participarão da implantação das UTD’s matrizes, quando terão a oportunidade de assistir na prática como cultivar a mamona e levar os conhecimentos para implantar as suas áreas de UTD’s filiais”, conta Cartaxo.

Segundo ele, o diferencial deste projeto é que os agricultores serão acompanhados por um técnico disponibilizado pelo projeto, que atuará de forma permanente junto aos agricultores, com o propósito de discutir todo o processo de produção em campo e a organização dos agricultores.

Unidades de Teste e Demonstração

As Unidades de Teste e Demonstração – UTD’s ou Escolas de Campo são uma metodologia utilizada pela Embrapa Algodão para promover a transferência de tecnologia e impulsionar a agricultura familiar. De caráter participativo, a metodologia envolve todos os atores – pesquisadores, extensionistas e agricultores, que vivenciam na prática os passos tecnológicos que compõem todo o sistema de cultivo da cultura avaliada.

As tecnologias são demonstradas, utilizadas e disponibilizadas aos agricultores por meio de uma relação compartilhada. As UTD’s ou Escolas de Campo são aplicadas em cursos modulados e a durabilidade depende do tempo do ciclo completo da cultura escolhida para o teste e demonstração. No curso, além de motivar a adoção das tecnologias desenvolvidas pela Unidade, os pesquisadores abrem discussão sobre as etapas da plantação, como a preparação adequada do solo, os cuidados com as sementes e o controle de pragas e doenças.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



22/11/2013 18:48


Artigos Relacionados


Embrapa promove curso sobre cultivo de hortaliças no Maranhão

Embrapa Amapá promove treinamento em preparo de viveiros e manejo de peixes

Assuntos Municipais discute cultivo da mamona no Estado

Assuntos Municipais discute o cultivo da mamona no Estado

Mão Santa critica Lula por incentivar cultivo de mamona no Piauí

Diário Oficial divulga municípios mais indicados para cultivo da mamona