Mão Santa critica Lula por incentivar cultivo de mamona no Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) subiu à tribuna nesta terça-feira (11) para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter incentivado o cultivo da mamona no Piauí - visando à produção de biodiesel. Para reforçar seus argumentos, o parlamentar citou diversos trechos da matéria "O fiasco do petróleo verde", publicada na edição desta semana da revista Época.

Mão Santa lembrou que o senador José Agripino (DEM-RN) já havia alertado para o risco do empreendimento.

- Agripino disse, há cerca de cinco anos, que isso não daria certo, que [o empreendimento] não tem economicidade - ressaltou o senador pelo Piauí.

A matéria de Época cita a visita que o presidente Lula fez em 2005 ao assentamento Santa Clara, no qual se pretendia cultivar a mamona. Mão Santa destacou o trecho no qual a revista afirma que, "naquela tarde, Lula não economizou nas promessas". De acordo com Época, "quatro anos após a visita presidencial, a realidade do assentamento é completamente diferente daquela idealizada por Lula: a região é frequentemente apontada como palco de denúncias graves, como exploração de trabalho infantil, prostituição, desmatamento e produção ilegal de carvão".

- Foi muita demagogia, muita farra, muita inauguração e a imprensa batendo palmas - declarou Mão Santa, acrescentando que "a ignorância é audaciosa".



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica palavras de Lula no Piauí

Embrapa promove treinamento sobre cultivo da mamona

Assuntos Municipais discute cultivo da mamona no Estado

Assuntos Municipais discute o cultivo da mamona no Estado

Diário Oficial divulga municípios mais indicados para cultivo da mamona

Mão Santa: Lula é ingrato com o Piauí