Atendimento em agências e via Internet reduz em 13,3% as reclamações à ouvidoria da Previdência



A Ouvidoria Geral da Previdência Social (OGPS) fechou o ano de 2010 com 13,3% de manifestações a menos do que as registradas em 2009. Os processos relacionados a benefícios, que desde 2009 têm a maior demanda, sofreram diminuição neste último ano, passando de 40,2% para 37,2% das manifestações. 

A redução no número de manifestações é o reflexo do atendimento nas Agências da Previdência Social (APS). Em 2010, houve aumento de 12,8% de atendimentos nas APS em relação ao ano anterior.

O acesso do público à Ouvidoria também teve avanços. Com quatro canais de acesso, a OGPS tem como principal meio o site da Previdência Social, com 53,1% do total de manifestações. Já a Central 135, que em 2009 era o principal canal de acesso (53%), agora recebe 45% das manifestações. As cartas enviadas à OGPS correspondem somente a 0,2%.

Esses dados demonstram o crescente potencial da internet. A adoção do Programa SOU-Web, ativo desde 2008, possibilitou à Ouvidoria um salto na qualidade dos serviços. O sistema recebe e registra as manifestações dos cidadãos, possibilitando um atendimento on-line às reclamações, sugestões, elogios e denúncias da sociedade.

Outro ponto significativo nos dados de 2010 foi a evolução no Tempo Médio de Análise e Processamento da Demanda Cadastrada. O índice mede quantos dias a equipe da Ouvidoria leva para analisar e encaminhar as manifestações recebidas diariamente pelo órgão. A meta é encaminhar a resposta ao cidadão em até seis dias. A média em 2010 superou a meta, que ficou em 4,9 dias, uma redução de 5,3 dias em relação a 2009. Apenas em maio de 2010, a Ouvidoria teve uma média de 2,4 dias para responder às manifestações.

A Ouvidoria Geral da Previdência Social (OGPS) é a maior ouvidoria pública da América Latina. Recebe cerca de 16 mil manifestações por mês, entre reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Para entrar em contato com a OGPS, o cidadão pode usar a Central 135 (teclando a opção 3), a internet, enviar sua manifestação por carta ou apresentá-la pessoalmente, na sede do órgão, em Brasília.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social



24/02/2011 19:05


Artigos Relacionados


Atendimento da Previdência Social pode ser feito em agências ou por telefone

Pane em sistemas da Dataprev prejudica atendimento em agências da Previdência

Segurados podem programar atendimento com a Previdência por telefone e internet

Senado votará projeto que reduz reclamações trabalhistas

Crescem reclamações sobre internet contra operadoras de telecomunicações

Anatel recebeu 1,87 milhão de reclamações sobre serviços de telefonia, internet e TV em um ano