Atuação da AGU é responsável por 60% das condenações do TCU em 2010



De acordo com o relatório anual de Cobrança Executiva, elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a atuação da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão vinculado a Advocacia-Geral da União (AGU), foi responsável por 60% das condenações de cobrança do tribunal em 2010, contabilizando a recuperação de mais de 500 milhões aos cofres públicos.

O trabalho desenvolvido pela PGU foi reconhecido pela rapidez com a qual as informações relativas aos títulos executivos e aos documentos necessários à cobrança judicial da dívida são inseridas no Sistema Integrado de Controle das Ações da União (Sicau). O modelo de organização da AGU para a promoção das cobranças judiciais foi considerado exemplar, podendo servir de referencial para outras atuações junto a tribunais de contas. 

O desempenho do Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa na recuperação de créditos também mereceu destaque. Segundo o relatório, no ano passado foram ajuizadas 2.147 ações baseadas em títulos extrajudiciais do TCU. O balanço compreende o período de dezembro de 2009 a novembro de 2010 e apresenta dados significativos sobre a condução dos trabalhos de cobrança de dívidas públicas. 

O TCU anunciou que em 2011 serão levantados também os dados relativos à atuação da Procuradoria-Geral Federal sobre a execução dos acórdãos representativos de crédito a favor das fundações federais e autarquias.


Fonte:
Advocacia-Geral da União



05/04/2011 17:05


Artigos Relacionados


Serys defende atuação responsável e correta da imprensa

Retomada do crescimento econômico foi responsável pelo consumo recorde de energia em 2010

Setor de serviços foi responsável pelo maior número de empregos formais criados em 2010

Agronegócio discute estratégias de atuação internacional em 2010

TRT-SP: GERALDO MELO PROPÕE INVESTIGAÇÃO SEM CONDENAÇÕES PRÉVIAS

21ª Plenária do Consea que avalia atuação do conselho em 2010 nesta quarta-feira (16)