Audiência debate situação de brasileiros que vivem nos países afetados pela crise econômica mundial
Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ouviram na manhã desta quinta-feira (18) o embaixador Oto Agripino Maia, que responde pela Subsecretária-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores. Ele trata da situação dos brasileiros que vivem no exterior, em especial nos países em que a crise financeira mundial foi mais intensa.
Segundo o diplomata, com 3 milhões de brasileiros morando fora do país, pode-se considerar que existe uma verdadeira "diáspora brasileira", ainda que esse número não seja exato, já que muitas dessas pessoas vivem de forma irregular no exterior, vários apenas com visto de turista. A maioria deles, contou Oto Maia, cerca de 1,2 milhão, vive nos Estados Unidos.
No total, acrescentou, o Brasil oferece 185 repartições consulares espalhadas pelo mundo, escritórios esses que podem ser acessados pelos brasileiros imigrantes. Ele disse que, no caso dos Estados Unidos, o Itamaraty está preparando uma carteira específica de imigrante (regularizado ou não) a ser lançada em julho deste ano. Com este documento, o brasileiro imigrante poderá ser atendido naquele país em situações de emergência médica ou de assistência social.
Mais informações a seguir
18/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patriota pode debater na CRE a situação dos brasileiros que vivem nos países árabes
Começa audiência sobre situação de brasileiros que vivem no exterior
Crise econômica mundial é tema de audiência
Dilma convida todos os países a combaterem a crise mundial ao abrir Debate Geral em Nova Iorque
Brasileiros que vivem no Paraguai podem regularizar situação até esta sexta-feira
Raupp acredita que investimentos da Petrobras não serão afetados pela crise americana