Audiência discute avaliação da educação básica



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) iniciou às 10h15 a audiência pública para discutir as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) na educação básica (infantil, fundamental e média). Entre os mecanismos de avaliação, estão o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confirmaram presença no debate o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari; o especialista em Educação, Gustavo Ioschpe; o conselheiro consultivo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, José Marcelino de Rezende Pinto; e o ex-secretário de Educação e Cultura da Paraíba, Neroaldo Pontes.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), autor do requerimento para a audiência pública, disse que o Brasil precisa estar preparado para promover o choque de gestão de qualidade, de que o país tanto necessita.

O parlamentar afirmou que, se não ampliarmos esse critério de qualidade à educação, não sairemos do lugar. Na visão de Cássio Cunha Lima, “não existe nação no mundo que tenha chegado à condição de potência sem investimento maciço em educação de qualidade”.

Mais informações a seguir



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação

Avaliação aborda pós-graduação e educação básica

Cidades pequenas têm melhor resultado em avaliação da educação básica

Inep anuncia para novembro avaliação da Educação Básica e Prova Brasil

Avaliação da educação básica começa nesta 2a para 6 milhões de alunos em todo País

Comissão de Educação discute implantação do Programa de Avaliação Seriada (PAS)