Audiência interativa da Comissão de Direitos Humanos debaterá alienação parental
A alienação parental no núcleo da família é o tema da próxima audiência pública interativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a ser realizada nesta segunda-feira (9), a partir das 10h.
A pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão receberá especialistas para debaterem um problema que ocorre não só entre os casais separados. Prevista na Lei 12.318/10, a alienação parental é a interferência negativa na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida por um dos pais contra o outro.
Conforme a lei, a prática “fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda”.
Foram convidados para a reunião desta segunda-feira a pesquisadora Esmeralda Roberta de Souza Lima; o advogado Cesar Galves Mangini; o presidente da Associação Brasileira Criança Feliz, Sérgio de Moura Rodrigues; e a presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul, Delma Silveira Ibias.
Pessoas de todo o país podem participar desde já enviando perguntas aos senadores e palestrantes por meio do portal e-Cidadania. Também é possível a interação pelo Facebook, pelo Twitter e pelo Alô Senado (0800-612211).
06/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Direitos Humanos debate a alienação parental
Comissão de Direitos Humanos realiza debate sobre alienação parental
Comissão de Direitos Humanos fará debate sobre alienação parental
Projeto que define e pune alienação parental passa na Comissão de Direitos Humanos
Alienação parental é tema de audiência pública na segunda-feira
Comissão de Direitos Humanos debaterá conflitos agrários