Audiência na CAE discutirá decisão do DAC de suspender promoções de passagens aéreas



A audiência pública para discutir a recente decisão do Departamento de Aviação Civil (DAC) de suspender a promoção da Gol, que reduzia a R$ 50,00 as passagens para 27 localidades nacionais, e também as campanhas promocionais da TAM, Varig e Vasp, foi marcada para esta quinta-feira (27), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a partir das 10h, como informou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) - presidente da CAE - ao finalizar a reunião desta terça-feira (25).

O requerimento do senador Paulo Octávio (PFL-DF), aprovado na semana passada, prevê a participação do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, o chefe do DAC, major brigadeiro-do-ar Washington Machado, além dos presidentes das companhias aéreas que fizeram as promoções.

Paulo Octávio, que preside a Subcomissão de Turismo, argumentou no seu pedido de audiência que o sucesso da iniciativa da Gol, com 30 mil passagens vendidas em cerca de 10 horas, tempo em que vigorou a promoção, promoveu efeito imediato na concorrência, desencadeando campanhas promocionais de outras companhias. Mas o DAC, continuou o senador, mandou suspender as promoções, com base em uma portaria que o autoriza a intervir no mercado a fim de coibir atos contra a ordem econômica e assegurar os interesses dos usuários.

O senador questionou se é atribuição do DAC controlar os preços das passagens aéreas, lembrando as experiências desastrosas do tabelamento de preços para o país, e como essa decisão assegurou o interesse dos usuários. Na opinião dele, o Brasil adota um modelo equivocado em que se quer tratar uma atividade econômica, o transporte aéreo, como serviço público e ainda faz isso de forma artificial, provocando ambigüidades que perturbam o setor.

Cadê

A sabatina com o secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o economista paulista Luis Fernando Rigato Vasconcellos, indicado para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), prevista para esta terça-feira (25) foi adiada.

O presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), explicou que o indicado para conselheiro do Cade esteve presente na comissão mas teve que se retirar por motivos de saúde. Ele poderá ser sabatinado pela comissão na próxima terça-feira (1° de junho).



25/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio quer discutir decisão do DAC contra promoções de companhias aéreas

Tarifas de passagens aéreas serão tema de audiência na CMA

Compra da Webjet e preço de passagens aéreas serão discutidos em audiência na CI

CI promove audiência sobre adicional em passagens para socorrer linhas aéreas

Um ano de passagens aéreas mais baratas

CAE debate aumento de passagens aéreas