Audiência pública aborda mudanças promovidas no setor de rádios comunitárias



O Ministério das Comunicações realiza na sexta-feira (9) uma audiência pública, em Porto Alegre (RS), para debater as mudanças promovidas na área de radiodifusão comunitária em 2011. O objetivo, segundo o coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do ministério Octavio Pieranti, é esclarecer à população o que mudou na execução do serviço, além de tirar dúvidas e ouvir sugestões.

Trata-se da segunda audiência sobre o tema. A primeira foi realizada no fim de novembro, em Feira de Santana (BA), e a próxima será na terça-feira (13), na cidade de Campinas (SP).

Pieranti explica que as mudanças se inserem no contexto de reformulação da Secretaria de Comunicação Eletrônica do ministério. No setor de rádios comunitárias, a principal delas foi a elaboração de um Plano Nacional de Outorgas para 2011 e outro para o período de 2012 a 2013, com a divulgação de um cronograma com todos os avisos de habilitação a serem lançados durante cada ano. Assim, os interessados em operar uma rádio comunitária podiam saber quando haveria um aviso para determinado município e, logo, preparar a documentação com antecedência.

Além de tornar o processo mais claro, o objetivo era dar celeridade aos avisos, evitando a prorrogação de prazos. Mais uma vantagem do novo método, segundo o ministério, é dar prioridade para os municípios para os quais nunca havia sido lançado aviso de habilitação, promovendo a universalização do serviço de rádios comunitárias.

Outra medida importante foi a alteração das normas para o setor, em outubro deste ano. A nova portaria trouxe mudanças na renovação de outorgas das emissoras, novos prazos para os processos e novos critérios de representatividade. Agora, os abaixo-assinados não são mais o principal critério de pontuação, mas sim a manifestação de apoio de entidades comunitárias ou associativas constituídas há mais de dois anos na área onde a rádio vai funcionar.

“Sempre buscamos o diálogo com a sociedade nos mais diferentes fóruns, mas chegou o momento de ampliá-lo ainda mais, visando construir os avanços ainda possíveis. Verificamos que havia uma série de situações a serem corrigidas, então corrigimos ou criamos condições para que fossem corrigidas. Agora, queremos ouvir a sociedade não só sobre essas novidades, mas também sobre possíveis avanços futuros”, explica Octavio Pieranti.

O coordenador-geral reforça que qualquer interessado pode participar das audiências, sem necessidade de inscrição prévia. A audiência em Porto Alegre vai encerrar o Seminário Estadual Comunicação em Pauta, promovido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Rio Grande do Sul, e será realizada no Auditório da Caixa Econômica Federal - Rua dos Andradas, nº 1.000, 12º andar, Porto Alegre, às 14h30.

Segundo Octavio Pieranti, muitas das audiências serão realizadas em parceria com os governos locais. A meta do Ministério das Comunicações é seguir com o projeto em 2012, incluindo novas cidades.

Fonte:
Ministério das Cidades



08/12/2011 19:46


Artigos Relacionados


CCT vai discutir criação de TVs comunitárias e regulação de rádios comunitárias em audiência pública

MiniCom defende mudanças para rádios comunitárias

Comunicações terá setor exclusivo para rádios comunitárias

Ministério das Comunicações publica aviso de habilitação para rádios comunitárias

Entra em consulta pública proposta que troca canais de rádios comunitárias em 8 estados

Termina na quarta-feira (6) prazo para participar de consulta pública sobre rádios comunitárias