Audiência pública debate controle de concessionárias ferroviárias



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realizará nesta terça-feira (21), a partir das 10 h, audiência pública para debater a alienação do controle ou parte do controle das concessionárias ferroviárias Ferrovias Bandeirantes (Ferroban), Ferrovias Norte Brasil (Ferronorte) e Novoeste para a iniciativa privada, marcada para esta quarta-feira (22).

A audiência foi requerida pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), que sugeriu a presença do presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Narciso de Lacerda; do presidente da Brasil Ferrovias, Elias David Nigri; e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alexandre Nogueira Resende.

Delcídio explicou que "essas três concessionárias públicas juntas atingem mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro", justificando a importância estratégica dessa alienação. Na avaliação do senador, um passo mal dado agora pode significar a estagnação ou o retrocesso econômico e social de toda uma região por anos e até décadas.

O parlamentar cita o exemplo da privatização da Novoeste, realizada em 1996 que, por ter sido mal dimensionada, causou prejuízo às regiões produtoras de Mato Grosso do Sul. A ferrovia, que transportava mais de sete milhões de toneladas de carga na década de 90, transportou apenas 3,5 milhões de toneladas no ano passado.

- Agora, com essa nova alienação que deverá ocorrer no dia 22 de março, devemos ficar atentos para que o modelo adotado na venda, assim como seus possíveis adquirentes, estejam em sintonia com a importância estratégica da atividade dessas empresas - conclui Delcídio Amaral.



20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública debate efeitos do controle sobre o uso do tabaco

CE vai realizar audiência pública sobre controle da programação televisiva

Audiência pública na CAS debate aplicação de vacina contra HPV na rede pública

Consulta pública da ANTT busca sugestões para redução do teto das tarifas ferroviárias

Casagrande abre segunda audiência pública sobre controle interno e externo

CMA debate relatório sobre controle da administração pública