Audiência pública discutirá conteúdo político em livros didáticos



Matéria atualizada em 17/05/2011 às 8h40

O presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Jorge Yunes, será ouvido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (17), em audiência pública para discutir o conteúdo de livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação para a rede pública de ensino do país.

Foram convidados também para a audiência o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban; o diretor de Políticas de Formação de Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério da Educação, Sérgio Gotti; e a coordenadora Geral de Materiais Didáticos do MEC, Jane Cristina da Silva.

A iniciativa da audiência pública foi do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) e do presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR). Os parlamentares apresentaram requerimento para realização do debate sobre o teor dos livros didáticos depois da publicação de reportagem pelo jornal Folha de S. Paulo, no início de maio, com denúncia de que publicações indicadas como bibliografia para o ensino público continham críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso e elogios ao governo Lula. 

Ancine

Também nesta terça-feira (17), a CE votará a indicação de Vera Zaverucha para a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Especialista em legislação de cinema e trabalhando na Ancine desde 2002, Vera Zaverucha deverá substituir Paulo Xavier Alcoforado na direção da agência.

Os dois eventos ocorrerão na sala 15 da Ala Alexandre Costa, às 10h e 11h, respectivamente.



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Educação falará a senadores sobre conteúdo dos livros didáticos

Audiência pública discutirá Rodada de Doha

Audiência pública discutirá regionalização da programação de TV

Audiência pública discutirá implantação de gasodutos

Audiência Pública discutirá flexibilização da Voz do Brasil

Audiência Pública discutirá flexibilização da "Voz do Brasil"