Audiência pública nesta quinta debaterá projeto que regulamenta atividade de motoboys



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza, na quinta-feira (23), a partir das 10h, audiência pública para debater o projeto de lei do Senado (PLS 203/01) que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais que utilizam a motocicleta em transportes de passageiros (mototaxistas) ou em entrega de mercadorias e em serviço de rua (motoboys). A proposta é de autoria do então senador Mauro Miranda.

O projeto recebeu substitutivo na Câmara dos Deputados, mas o relator da matéria na CCJ, senador Expedito Júnior (PR-RO), deu preferência ao projeto original. Expedito Júnior explica em seu relatório que não recomenda a aprovação do substitutivo da Câmara pelo fato de este alterar, na essência, a intenção do autor no projeto original. O texto elaborado pela Câmara não contempla o transporte de pessoas pelos chamados mototaxistas.

Expedito Júnior aponta a relevância dos serviços prestados por esses profissionais no transporte de pessoas, destacando a rapidez, a presteza e o baixo custo. Entre as vantagens enumeradas está ainda a capacidade desse tipo de transporte de equacionar a questão do transporte urbano.

O número crescente de acidentes com motos é reconhecido e citado como outro motivo para a necessidade de regulamentação da profissão de mototaxista e motoboy. Entre as exigências para o exercício da atividade estão a idade mínima de 21 anos para ser condutor, habilitação na categoria "A" por pelo menos dois anos e a realização de curso de formação especial.

Estão convidados para o debate os ministros das Cidades, Márcio Fortes, da Saúde, José Gomes Temporão, e da Justiça, Tarso Genro; Flávio Emir Adura, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet); Ailton Braziliense Pires, da Associação Nacional de Transportes Públicos; João Paulo Lima e Silva, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos; e Eliomar José Pereira, representante do Movimento Nacional Pró-Regulamentação da Atividade dos Motociclistas Profissionais - Mototaxi e Motofrete.

Após exame na CCJ, a matéria ainda terá de ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



17/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta atividade de motoboys pode ser votado na CAS

Votação de projeto que regulamenta atuação de motoboys é adiada

Plenário analisa de projeto que regulamenta profissão de mototaxistas e motoboys

Urgência para projeto que regulamenta TV por assinatura será votada nesta quinta

CPI das ONGs realiza primeira audiência pública nesta quinta

CCJ fará audiência pública sobre projeto que regulamenta profissão de analista de sistemas