AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER CÓDIGO FLORESTAL



Prossegue nesta sexta-feira (dia 24), em Cuiabá (MT), a série de cinco audiências públicas destinadas ao debate da Medida Provisória nº 1.956-47, que altera o Código Florestal. O principal tema em discussão é a extensão das áreas de mata e floresta que podem ser exploradas pelos fazendeiros. A MP estabeleceu o limite de 20% para a exploração dessas áreas, mas o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), presidente da comissão mista que examina a medida, sugere que o percentual seja determinado caso a caso no zoneamento ecológico e econômico a cargo de cada estado.
- O zoneamento é que definirá as aptidões do solo, a biodiversidade e a vocação econômica de cada região, permitindo a utilização das áreas de mata e floresta com proteção ao meio ambiente - explicou o senador.
Organizadas pelo Ministério da Agricultura, as audiências consistem na leitura do parecer do relator, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), e no debate com representantes dos órgãos federais e estaduais ligados ao meio ambiente, além de parlamentares, produtores rurais e ambientalistas.
Na reunião desta sexta-feira, os setores de defesa da ecologia estarão representados ainda pelo representante da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Luciano Pizzato (PFL-PR). Jonas Pinheiro informou que será apresentada na audiência a proposta de alteração da MP elaborada pela Comissão Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Já foram realizadas audiências públicas em Palmas (TO) e Florianópolis (SC). Depois de Cuiabá, o debate se realizará em Belém (PA). Para a quinta audiência, ainda não há local marcado.

23/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa audiência no Paraná para debater Código Florestal

Cancelada audiência para debater o Código Florestal com a ministra do Meio Ambiente

Audiência pública discute Código Florestal Brasileiro

Goellner relata audiência pública que debateu revisão do Código Florestal

Comissão mista debate Código Florestal com autoridades em audiência pública

Efeito do novo Código Florestal nas cidades é debatido em audiência pública