Audiência pública discute Código Florestal Brasileiro
A comissão mista especial criada para acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil realiza nesta terça-feira (12), a partir das 14h30, uma audiência pública para debater o Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771/65). Segundo o autor do requerimento para o debate, deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o objetivo é discutir a "mais importante lei ambiental do país" após 42 anos de sua publicação: "Novos desafios, como a problemática do aquecimento global, demandam novos marcos legais e reformulações na legislação vigente", justificou o deputado.
Segundo Rollemberg, entre os assuntos a serem discutidos estarão as causas e conseqüências das mudanças climáticas; maneiras de reduzir as emissões e de favorecer os mecanismos biológicos relacionados ao metabolismo do gás carbônico atmosférico e ainda a problemática do desmatamento e da reserva legal. Tudo isso "sob a ótica do binômio gestão ambiental sustentável e desenvolvimento socioeconômico", afirma o parlamentar pelo PSB de Brasília.
Quatro especialistas em meio ambiente foram convidados para a audiência. Entre eles está a procuradora da República em Angra dos Reis (RJ) e representante da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão - Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, Ariane Guebel de Alencar. Também foram convidados o consultor jurídico do Ministério do Meio Ambiente Gustavo Trindade; o consultor em meio ambiente e advogado da Milaré Advogados Edis Milaré e o advogado do Instituto Socioambiental (ISA) André Lima.
A audiência será realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
11/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER CÓDIGO FLORESTAL
Diretor do Serviço Florestal Brasileiro participa de audiência pública
Diário Oficial publica vetos e MPs referentes ao novo Código Florestal Brasileiro
Goellner relata audiência pública que debateu revisão do Código Florestal
Comissão mista debate Código Florestal com autoridades em audiência pública
Efeito do novo Código Florestal nas cidades é debatido em audiência pública