Audiência pública vai debater vazamento de petróleo no litoral do Rio de Janeiro



A Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza na próxima terça-feira (29) audiência pública para debater os danos ambientais causados pelo vazamento de óleo em plataforma utilizada pela empresa norte-americana Chevron na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro.

Foram convidados o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl; o subprocurador-geral da República do Ministério Público Federal (MPF), Mário José Guisi; o secretario estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc; e o presidente da Chevron no Brasil, George Buck.

No último dia 23, a ANP determinou a suspensão das atividades de perfuração no Campo de Frade, onde ocorreu o acidente, até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo, bem como restabelecidas as condições de segurança na área. A deliberação suspendeu ainda toda atividade de perfuração da Chevron em território nacional.

Na mesma decisão, a ANP rejeitou pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade, com o objetivo de atingir o pré-sal. No entender da agência, a perfuração de reservatórios no pré-sal implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, que poderiam ser agravados pela maior profundidade da região.

A audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão Mista de Mudanças Climáticas.

O debate tem início às 9h.



25/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado fará audiência pública sobre vazamento de petróleo da Chevron no Rio de Janeiro

CAE marca audiência para debater divisão dos royalties do petróleo e do gás

Audiência pública discute macrozoneamento do Litoral Norte

Audiência pública debate inovação na cadeia do petróleo

Audiência pública na CCJ vai debater número de vereadores

CDH inicia audiência pública para debater a paz